Três marcas de carros míticas que desapareceram neste século

Talvez não saiba, porque eles ainda andam por aí, mas os míticos Rover, Saab e Daewoo já deixaram de ser produzidos.

Crescemos habituados a ver e a conviver, diariamente, com certas pessoas, certos edifícios, e até certos carros.

Mas – seja pela morte, pela destruição/degradação ou pela crise de 2008 – tudo tem um fim.

Este artigo apresenta-lhe três marcas de carros que ainda poderão andar por aí – mas que, na realidade, já desapareceram.

Rover

A Rover foi uma marca inglesa, fundada em 1878 e extinta em 2005. Inicialmente surgiu como fabricante de bicicletas em 1878, mas em 1904 centrou-se no negócio automóvel.

Apesar de atualmente pertencer à Tata Motors, a Rover é considerada uma marca descontinuada, uma vez que, em 2005, a produção dos seus veículos cessou com a insolvência do Grupo MG Rover.

A construtora indiana Tata Motors, que já era proprietário da Land Rover, passou também a ser a detentora legal da marca Rover. Apesar de a produção sob a marca Rover ter sido descontinuada, a Land Rover continua a operar como uma marca de veículos de luxo e SUVs.

Wikimedia

Rover 75 R40

Saab

Os Saab também desapareceram.

Fundada em 1937 em Trollhättan, Suécia, tal como a Rover não surgiu, numa primeira fase, a produzir carros. A Saab era sim um fabricante de aviões.

Originalmente destinada a equipar a Força Aérea Sueca, a SAAB, acrónimo de “Svenska Aeroplan Aktiebolaget” (Companhia Aeronáutica Sueca), expandiu-se para automóveis em 1945 em Linköping.

A divisão de automóveis passou por uma fusão com a Scania-Vabis até 1989, ano em que a General Motors comprou 50% da marca, que depois assumiu completamente em 2000.

Com as dificuldades da General Motors em 2008, a Saab Automobile enfrentou declínio, culminando em falência em 2011.

Como refere a saab.com, a marca continua a ter sucesso na Defesa e Segurança, mas será para sempre lembrada pelos seus míticos carros.

Vauxford / Wikimedia

Saab 9-5 Aero Turbo 4

Daewoo

O fim dos fofinhos Daewoo

Como detalha este artigo da Razão Automóvel, apesar de ter sido fundada em 1972, na Coreia do Sul, a Europa apenas ficou a conhecer estes “mata-velhos” na década de 1990.

Em 2001, a General Motors comprou a maior parte dos ativos da Daewoo Motor, formando a GM Daewoo, mas 2008 tocou a todos…

Em 2011, os Daewoo deixaram de ser fabricados tendo a empresa sido renomeada para GM Korea, e a maioria dos veículos Daewoo passaram a ser vendidos com o nome de Chevrolet.

M 93 / Wikimedia

Daewoo Matiz

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.