Três homens detidos em Madrid com manuais de terrorismo

A polícia nacional espanhola deteve três homens de origem marroquina em Madrid. Um dos homens, de 32 anos, é suspeito de pertencer ao Estado Islâmico, segundo avança o jornal El Mundo, e tentava aliciar os outros dois, de 33 e 38 anos, a integrar o grupo extremista.

O Ministério do Interior espanhol informou em comunicado que três homens, com idades entre os 32 e os 38 anos, eram uma “clara ameaça à segurança do país”.

Segundo o El Mundo, um dos detidos já pertencia ao Daesh e, além de apresentar um perfil “extremamente perigoso”, tentava aliciar os outros dois homens a entrar no grupo islâmico, que se iniciavam no processo de integração do grupo terrorista.

O jihadista tinha reunido uma grande quantidade de material sobre o grupo islâmico para cometer atentados, assim como documentos para formar novos potenciais terroristas e tentava ainda cativar pessoas à sua volta, que levariam a cabo a “jihad violenta”.

O material encontrado com o homem serviria para preparação ideológica mais radical, questões técnicas sobre manuseamento de armas e explosivos, e até para ações de martírio.

As autoridades espanholas confirmaram ainda que o perfil do principal detido coincide com o dos “terroristas recentemente implicados nos atentados do Reino Unido e França”. O contacto entre estes indivíduos com membros ativos do Daesh localizados em zonas de combate no Síria e no Iraque foi detetado através das redes sociais.

Esta operação integra a luta contra o terrorismo jhadista levada a cabo pelas autoridades espanholas, que se foca na rápida deteção e neutralização de indivíduos cuja radicalização se encontra num estado já avançado.

Desde junho de 2015, data em que o Ministério do Interior espanhol aumentou para 4 – o segundo mais alto – o nível de alerta anti-terrorista, as autoridades espanholas detiveram 172 terroristas em operações realizadas em Espanha e no exterior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.