Depois de três dias presa no elevador em Nova Iorque, mulher é finalmente resgatada

Uma empregada doméstica passou três dias presa no elevador da residência de uma família bilionária para a qual trabalha em Nova Iorque e só foi resgatada esta segunda-feira pelos bombeiros.

O incidente ocorreu num imóvel do do Upper West Side de Manhattan, num dos bairros mais ricos de Nova Iorque. Segundo o New York Times, a residência pertence ao investidor Warren Stephens, líder da empresa financeira Stephens Inc., que, segundo a revista Forbes, está avaliada em 2,6 mil milhões de dólares (aproximadamente 2,3 mil milhões de euros).

O diário relata que os proprietários passaram o fim de semana fora e descobriram na segunda-feira que a mulher, de 53 anos, estava presa, ao constatarem que o elevador estava com problemas.

Chris Berke, porta-voz do corpo de bombeiros de Nova Iorque, confirmou que os bombeiros foram chamados à residência na rua 65 às 10h00 (hora local, 15h00 em Lisboa).

O elevador estava parado entre o segundo e o terceiro andares. Depois de forçar a porta, os bombeiros encontraram uma mulher que disse que estava no local desde sexta-feira. A funcionária estava desidratada, mas com uma condição de saúde estável, tendo sido levada para um hospital para ser examinada.

Os bombeiros não divulgaram mais detalhes e não revelaram a identidade da mulher, mas a imprensa de Nova Iorque informou que a vítima é Marites Fortaliza, empregada doméstica da família Stephens há vários anos.

Quando a funcionária chegou à residência na sexta-feira, a família já tinha abandonado o espaço, sendo que, quando ficou presa no elevador, não conseguiu avisar ninguém.

A família emitiu um comunicado, lembrando que Fortaliza tem sido “um membro valorizado da família Stephens durante 18 anos”, e considerando-se “aliviada e grata por saber que Fortaliza estava bem”.

De acordo com a Reuters, Frank Thomas, vice-presidente na Stephens Inc., prometeu “investigar as causas do infeliz incidente e adotar medidas adequadas para assegurar que não se repita”.

As causas do acidente estão sob investigação, sendo que não foram encontradas falhas na última inspeção efetuada ao elevador, em julho. As autoridades não sabem se o elevador tem um sistema de alerta de emergência, mas não desconfiam que tenha sido um ato intencional.

No entanto, uma inspetora do Departamento de Edifícios de Nova Iorque tentou aceder à propriedade depois de saber de caso, mas foi-lhe negada a entrada. Como consequência, este órgão governamental passou uma multa por obstrução aos inspetores.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …