Novo estudo propõe tratamento com injeção semanal de insulina para diabéticos tipo 2

A diabetes tipo 2 pode ser difícil de controlar sem medicação. Mas para algumas pessoas, a ideia de tomar injeções diárias em vez de medicação é suficiente para as levar a evitar o tratamento com insulina.

O tratamento com insulina, administrada através de uma injeção diária, é uma terapia habitualmente associada à diabetes tipo 1. Os doentes com a variante tipo 2 da doença conseguem habitualmente controlar com medicação os níveis de insulina no organismo.

No entanto, algumas pessoas com diabetes tipo 2 optam por substituir a medicação por terapia com insulina, e a tendência não é maior devido ao inconveniente de tomar uma injeção diária de insulina.

Agora, um novo tratamento baseado na administração semanal de insulina para diabéticos tipo 2 parece poder oferecer uma alternativa às injeções diárias.

De acordo com os resultados do estudo, publicado no The New England Journal of Medicine a 22 de setembro, a injeção aplicada uma vez por semana é tão eficaz e segura quanto os tratamentos tradicionais de insulina.

Harpreet Bajaj, autor principal do estudo, explica que “muitas pessoas com diabetes tipo 2 preferem simplicidade, o que significa menos injeções e mais conveniência do que o que é fornecido atualmente com os regimes de tratamento de insulina uma ou duas vezes por dia”.

“Esta é a primeira terapia de insulina com injeção semanal, e os resultados do estudo sugerem que pode ser tão eficaz como o tratamento diário“, explica Robert Gabbay, responsável científico da Associação Americana de Diabetes, ao MedicalXpress. “Se o tratamento tiver bons resultados na fase 3 do estudo, poderá melhorar a qualidade de vida para as pessoas com diabetes tipo 2.

O novo tratamento está a ser desenvolvida pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e é denominada insuline icodec. O método atua através da ligação à albumina, uma proteína originada no fígado que está relacionada com o equilíbrio de fluídos dentro do corpo.

A ligação à albumina ajuda a manter uma libertação lenta e sustentada da insulina. A pesquisa foi conduzida com 247 indivíduos que foram divididos em dois grupos. Um dos grupos recebeu as tradicionais injeções diárias, e o outro grupo recebeu injeções de icodec, diz o Interesting Engineering.

No final, o tratamento com icodec revelou-se tão eficaz no controlo dos níveis de açúcar no sangue como as tradicionais injeções diárias de insulina.

Bajaj sublinha que “este estudo de fase 2 demonstra o benefício potencial que a insulina icodec pode oferecer a pessoas com este tipo de diabetes, facilitando assim a transição para uma nova opção de tratamento sem a carga diária”.

De acordo com Robert Gabbay, da American Diabetes Association, para além deste tratamento ser muito mais cómodo, também vai ajudar as pessoas mais velhas, que são mais propensas a erros, ou pessoas mais jovens, que têm estilos de vida mais imprevisíveis e incomuns, a administrar a insulina.

Gabbay considera que este novo método vai trazer “uma menor probabilidade de erro, pois a medicação deverá ser administrada apenas uma vez por semana, em vez de sete vezes”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia. Não é uma crítica, mas sendo eu diabético tipo 2, não tomo insulina, apenas comprimidos Metformina, normalmente uma vez ao dia, embora saiba que muitos diabéticos do tipo 2 têm de tomar insulina. A toma de insulina diária é mais para diabéticos tipo 1, sempre que os valores se encontrem altos. Pretendo saber se a informação deste artigo está correcta para a diabetes tipo 2. Obrigado.

    • Caro Francisco,
      Obrigado pelo seu reparo.
      A informação está correta, mas pouco clara. Não se trata de um tratamento à base de insulina para diabéticos tipo 1.
      Trata-se efetivamente de um tratamento que permite a diabéticos tipo 2 — que poderiam em teoria controlar os níveis de insulina com medicação mas prefiram fazê-lo (ou tenham que o fazer) com administração de insulina. O novo tratamento substitui injeções diárias por uma injeção semanal.
      O título e o texto da notícia foram clarificados.

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …