Físicos vão testar o impossível: transformar a luz em matéria

A mais famosa equação da história, o E=mc² de Einstein, fala sobre a relação entre a massa e a energia, e sobre a quantidade de energia que é produzida quando a matéria é transformada em energia.

Um grupo de cientistas está prestes a inverter a equação: transformar a energia em matéria, algo teorizado há 84 anos, mas que os próprios teóricos achavam impossível ser posto em prática.

Os físicos do Imperial College London vão testar na prática a teoria dos físicos Gregory Breit e John A. Wheeler, que publicaram um artigo no qual abordavam o tema em 1934 na revista Physical Review.

No artigo, Breit e Wheeler propuseram que, se colidisse dois fotões, ou seja, duas partículas de luz, a colisão resultaria num positrão e um eletrão, criando assim matéria a partir da luz.

“Esta seria uma demonstração pura da famosa equação de Einstein que relaciona energia e massa: E = mc², que nos diz quanta energia é produzida quando a matéria é transformada em energia”, explica o investigador sénior e professor de física Steven Rose. “O que estamos a fazer é o mesmo, mas ao contrário: transformar a energia do fotão em massa, ou seja, m = E / c²“.

O problema em testar a teoria é que seriam necessárias partículas de alta energia para que o teste fosse feito, o que não é fácil conseguir.

Mesmo Breit e Wheeler acreditavam que seria impossível, observando que seria “impossível tentar observar a formação dos pares em experiências de laboratório”.

Mesmo com mais otimismo dos cientistas nos últimos anos, as configurações experimentais exigiram a adição de partículas massivas de alta energia, e isso nunca foi observado.

Os físicos do Imperial College London, liderados pelo professor Steven Rose, apresentaram uma maneira de testar a teoria que não dependia desses acréscimos de partículas em 2014, e agora uma experiência está prestes a ser executada na esperança de transformar a luz diretamente em matéria pela primeira vez.

O sistema desenvolvido envolve dois feixes de laser de alta potência, que estão a ser usados ​​para criar os fotões de luz que colidirão. Um dos fotões tem cerca de 1000 vezes a energia dos fotões que produzem luz visível, e o outro tem mil milhões de vezes essa energia.

Os feixes de laser são focados em dois pequenos alvos separados dentro de uma câmara-alvo, que contém ótica complexa usada para focar os feixes de laser e os ímanes usados ​​para desviar as partículas carregadas. São os positrões carregados que saem da colisão que a equipa irá procurar para confirmar se o processo foi um sucesso.

Se a experiência for bem-sucedida, os cientistas vão detetar positrões, mas terão que realizar uma análise cuidadosa dos dados antes que esses positrões possam ser confirmados como originários do processo Breit-Wheeler e não de outros processos de fundo.

“Quando Gregory Breit e John Wheeler propuseram pela primeira vez o mecanismo em 1934, usaram a então nova teoria da interação entre luz e matéria conhecida como eletrodinâmica quântica (QED). Enquanto todas as outras previsões fundamentais de QED foram demonstradas experimentalmente, o processo Breit-Wheeler de dois fotões nunca foi visto”, diz Stuart Mangles, o outro cientista responsável pelo projeto.

Se funcionar, a experiência não será simplesmente surpreendente por si só, mas também nos pode ajudar a entender o universo um pouco melhor.

“Se pudermos demonstrar isso agora, estaríamos a recriar um processo que foi importante nos primeiros 100 segundos do universo e que também é visto em explosões de raios gama, que são as maiores explosões no universo e uma das maiores mistérios não solucionados da física”, complementa Mangles.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade, a Luz, é a causa primária da Matéria. É o estado mais subtil do subtil da matéria, a ultima fronteira da matéria.No estado de consciência, em que o ser humano se encontra, só a luz densa (matéria como os humanos a conhecem )serve o seu propósito neste Planeta. E o seu propósito, é exactamente, evoluir Espiritualmente, até transformar o seu corpo em Luz. Ou seja, tornar o corpo cada vez menos denso.

    • Já lá estiveste já… deve ter sido no médico… aquele que trata da cabeça do pessoal quando esta começa a bater mal

  2. A luz é o primeiro estagio da matéria.. mas a luz chegar no estado que muitos chamam de matéria.. que nada mas é a desaceleração da energia e a grupamento da msm.. é necessário um lugar tao frio quanto o universo e ja afirmando o nosso universo é finito e faz parte de um sistema de energia que em seu fluxo causam micros explosões criando vácuos “bolhas” que penetra pequenas frações desta energia que se convertem no que somos e o que chamamos de universo…mas com o bombardeamento maciço desta energia em volta desta bolha ” universo ” a absolvição e novamente o equilíbrio no fluxo energético.

  3. Isso possibilitará entender a passagem do corpo para o espírito, de como a ressureição se processa. Espírito é física, em um estado que ainda será descoberto e provado através da física matemática. Por isso que Einstein começou a acreditar em Deus no fim de sua vida, ele chegou perto de explicar esse fenômeno.

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …