“É tráfico humano”. Estados Republicanos enviam migrantes sem aviso para cidades Democratas

4

Gage Skidmore / Flickr

Vários Governadores Republicanos estão a enviar autocarros e aviões com migrantes para cidades governadas por Democratas. As políticas já estão a ser contestadas em tribunal e os opositores acusam os responsáveis de usar os migrantes como armas de arremesso político.

A crise migratória nos Estados Unidos não é nova, mas a situação tem escalado nas últimas semanas e há uma divisão cada vez mais notória entre os estados controlados pelos Democratas e pelos Republicanos.

No centro da polémica estão os Governadores Republicanos Greg Abbott, do Texas, e Ron DeSantis, da Flórida. Já desde a Primavera que Abbott lançou um programa estadual no Texas para levar migrantes até cidades Democratas e as críticas atingiram um novo nível quando na última quinta-feira um autocarro parou nas imediações da casa da vice-presidente Kamala Harris, em Washington D.C.

No sábado, um segundo autocarro chegou à residência da número dois na Casa Branca e no total entre 75 e 100 pessoas terão feito a viagem até Washington. Esta decisão terá sido uma retaliação de Abbott depois de Kamala Harris ter afirmado que a fronteira é segura no programa da NBC “Meet The Press”.

“A fronteira é segura, mas também temos um sistema de imigração que não funciona, em particular nos últimos quatro anos antes de chegarmos, e precisa de ser consertado”, afirmou a vice-presidente.

Os comentários de Harris suscitaram uma onda de indignação entre a população mais conservadora e Abbott não foi excepção. “Ela é a czar da fronteira e achamos que se ela não vem cá abaixo ver a fronteira, se o Presidente Biden não vem cá ver a fronteira, então vamos garantir que vêem o que se passa em primeira mão. E oiçam, há mais de onde estes vieram“, respondeu o Governador do Texas.

“A Administração Biden-Harris continua a ignorar e negar a crise histórica na nossa fronteira sul, que têm colocado em perigo e sobrecarregado as comunidades do Texas há quase dois anos. A nossa suposta czar da fronteira, a vice-presidente Kamala Harris, ainda não a foi visitar para ver o impacto das políticas que ajudou a implementar e até diz que a fronteira é segura”, acrescentou Greg Abbott.

O Texas Tribune avança que na sexta-feira as fontes oficiais texanas anunciaram que já tinham enviado 8000 imigrantes para a capital desde a Primavera, 2500 tinham sido enviados para Nova Iorque e mais 600 para Chicago. De acordo com a Fox News, seis mais autocarros partiram de El Paso e chegaram no sábado a Nova Iorque. No total, o Texas já terá gasto mais de 12 milhões de dólares nesta política.

Flórida e Arizona seguem exemplo do Texas

A iniciativa do Texas acabou por inspirar outros estados Republicanos a fazer o mesmo. Na passada quarta-feira, dois aviões com migrantes venezuelanos vindos da cidade de San Antonio, no Texas, aterraram em Martha’s Vineyard, uma ilha do estado do Massachussets que é conhecida por ser um destino popular entre as elites e onde o ex-Presidente Barack Obama tem uma casa.

Dada a partida no Texas, suspeitou-se originalmente que Abbott também tinha ordenado estas viagens, mas o Governador da Flórida Ron DeSantis confirmou mais tarde que a iniciativa tinha sido sua e que fazia parte do seu programa estadual para levar os imigrantes para “destinos de santuário”.

“Apesar de não estarmos envolvidos nestes aviões iniciais para Martha’s Vineyard, apreciamos o apoio na resposta a esta crise nacional e a ajuda aos texanos. O Governador Abbott encoraja e convida todos os outros Governadores a participar neste esforço para garantir a segurança da fronteira”, afirmou a porta-voz de Greg Abbott, Renae Eze, em resposta aos voos ordenados por DeSantis.

Para além da Flórida, o Governador do Arizona Doug Ducey também começou a enviar autocarros com migrantes para Washington D.C. A autarca da capital do país, Muriel E. Bowser, já decretou o estado de emergência e esta terça-feira foi aprovada a criação de um escritório governamental que custará 10 milhões de dólares e dará apoio imediato aos requerentes de asilo que cheguem a D.C.

Imigrantes são apenas “carga humana”

Como seria de esperar, estas políticas dos Governadores Republicanos estão a suscitar imensas críticas. Vários políticos Democratas acusam os adversários de usar os migrantes como peões num jogo de xadrez e de incentivarem o tráfico humano.

“O Departamento de Justiça tem de investigar o Governador DeSantis por usar fraude e manipulação para levar as pessoas para fora do estado e depois as abandonar sem cumprir as suas promessas falsas. O mesmo para Greg Abbott. Estão a participar em tráfico humano“, afirmou no Twitter o congressista Joaquin Castro, que representa o círculo eleitoral de San Antonio.

A Senadora Elizabeth Warren, do Massachusetts, garante que o seu estado tem “capacidade total para lidar com os requerentes de asilo”, mas descreve a exploração de “pessoas vulneráveis” para fins políticos como “repugnante e cruel“.

Os responsáveis locais das cidades que estão a receber os autocarros e aviões também acusam os Republicanos de estarem a dificultar propositadamente o acolhimento dos migrantes ao não os avisarem previamente das viagens.

O autarca de Nova Iorque, Eric Adams, cujos conflitos com Abbott não são de agora, emitiu um comunicado onde avisa que a rede de apoio social da cidade está “perto do limite” e que precisa de ser reformada para conseguir responder ao fluxo de pessoas. A cidade tem uma política onde garante abrigo a todos os que precisam, mas pode ter de a reverter agora que as suas infraestruturas estão perto da ruptura.

O Governador do Massachusetts, Charlie Baker, também avança que o estado já começou a oferecer transporte aos migrantes de Martha’s Vineyard para um abrigo temporário na região.

A Liga de Cidadãos Latino-Americanos Unidos, a maior organização de direitos civis dos hispânicos nos Estados Unidos, também convocou uma conferência de imprensa perto da casa de Kamala Harris onde condenou a situação e revelou que dois dos migrantes que foram enviados por Abbott tiveram de ser hospitalizados — um era diabético e entrou em choque e o outro era um bebé com problemas de saúde.

“Estão a ser tratados como carga humana. Acho que está na hora do Presidente Biden e do Congresso e do Senado darem alívio humanitário”, afirmou Domingo Garcia, presidente do grupo.

Vários advogados que representam os migrantes venezuelanos levados para Martha’s Vineyard pro bono também já avançaram com um processo contra Ron DeSantis e outros responsáveis políticos da Flórida, dizendo que o programa do estado é “fraudulento e discriminatório“. A acusação exige uma compensação de 75 mil dólares para cada migrante em causa, avança o The Guardian.

O xerife do condado de Bexar, Javier Salazar, anunciou esta segunda-feira que está a investigar os voos ordenados por DeSantis. Apesar de não avançar quais as leis específicas que podem ter sido quebradas, Salazar afirma que parece claro que os migrantes foram seduzidos com falsas promessas de trabalho e que depois foram abandonados pelas autoridades da Flórida.

Alguns dos migrantes em causa também avançam que receiam que a política das viagens tenha sido uma estratégia das autoridades dos estados para que os requerentes de asilo faltassem às audiências que tinham marcadas em tribunal para avançarem com o processo de legalização.

Adriana Peixoto, ZAP //

4 Comments

  1. Muito semelhante ao que aconteceu no leste da Europa há pouco tempo, com a Bielorrússia como protagonista. Mais um sinal de que os Estados Unidos não estão lá muito unidos. Os russos devem achar muita piada a estas crises internas americanas.

  2. Os governadores do Texas e da Florida fazem muito bem em levar os imigrantes ilegais para junto dos políticos que fomentam a imigração ilegal.
    Ou julgavam que poderiam fomentar a imigração ilegal despreocupadamente e serem os outros a suportarem os encargos dela?

  3. Continuo a achar que isto das migrações, sejam elas da América do Sul, sejam elas de África ou do Médio Oriente resulta do excesso de multiplicação. Aquelas pessoas já sabem que não tem empregos, nem alimentos, nem acesso a educação ou outras condições e mesmo assim reproduzem-se exageradamente. Não consigo compreender……

    • Se se pudesse saber quem organiza (e subsidia) isso (porque o é), o Mundo finalmente acordaria para a monstruosa porcaria que tudo isto tem sido (e a piorar).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.