Traficante condenado por Rangel com a “papinha toda” feita por Galante pede libertação

António Pedro Santos / Lusa

A juíza desembargadora Fátima Galante (C), acompanhada pelo seu advogado (E) e pelo juiz desembargador Rui Rangel (D)

As acusações da Operação Lex que envolvem os juizes Rui Rangel e Fátima Galante podem ter repercussões em vários outros casos judiciais já julgados envolvendo Duarte Lima, o “rei Ghob” e João Vieira Pinto, entre outros. Um traficante condenado a 7 anos de prisão já pediu a revisão da sentença assinada por Rangel.

A defesa de Paulo “Vacas” Silva, condenado a 7 anos e meio de prisão por tráfico de droga, já pediu ao Supremo Tribunal de Justiça a revisão da sentença do recluso que foi assinada por Rui Rangel.

O advogado do traficante, Carlos Melo Alves, argumenta que “muito recentemente, o arguido teve conhecimento de um novo facto que suscita graves dúvidas sobre a sua condenação”, conforme cita o Expresso que teve acesso ao pedido de revisão da sentença.

Em causa estão as acusações feitas a Rangel na Operação Lex. O Ministério Público (MP) alega que foi a ainda mulher do magistrado, Fátima Galante, também arguida no processo, quem redigiu o acórdão de condenação de “Vacas”, embora este tenha sido assinado por Rangel.

A prática é ilegal e pode pôr em causa a condenação do traficante de droga que já tinha sido condenado antes por homicídio e tráfico de droga.

A defesa do traficante cita um email alegadamente enviado por Fátima Galante a Rui Rangel e que consta da acusação da Operação Lex. Nessa mensagem de correio electrónico, a magistrada envia ao marido o acórdão que condenou “Vacas” com a nota de que tem a “papinha toda” feita.

Assim, o advogado de “Vacas” pede ao Supremo a suspensão do cumprimento da pena até que transite em julgado a sentença da Operação Lex, para que o seu processo seja revisto nessa altura.

Mais de 60 processos em causa

Ora, o caso de “Vacas” não é único, já que, segundo o MP, Fátima Galante terá redigido mais de 60 acórdãos que foram assinados por Rangel. O recurso do traficante pode, assim, criar um “efeito dominó” chegando até a casos mediáticos envolvendo Duarte Lima e o “rei Ghob”.

O MP ainda alega que a namorada de Rangel, Bruna Garcia do Amaral, que era advogada estagiária, também redigiu outros 15 acórdãos assinados pelo magistrado, embora este tenha definido o seu curso de Direito como “uma merda”.

De Duarte Lima ao “rei Ghob”, passando por João Vieira Pinto

A revista Visão assegura que a defesa de João Vieira Pinto também poderá avançar com um recurso no processo onde o antigo futebolista foi condenado ao pagamento de 750 mil euros pelo crime de fraude fiscal.

Neste caso, foram absolvidos o empresário José Veiga e os antigos dirigentes do Sporting Luís Duque e Rui Meireles. O MP alega que José Veiga subornou Rangel para que este contribuísse para a sua absolvição no processo.

A defesa de Duarte Lima que está a cumprir uma pena de 6 anos de prisão por burla no processo Homeland refere ao Expresso que está a “estudar” um possível pedido de revisão da sentença. O acórdão que condenou o ex-líder parlamentar do PSD também terá sido feito por Galante.

Outro processo mediático com um acórdão alegadamente redigido por Galante e assinado por Rangel é o de Francisco Leitão, mais conhecido por “rei Ghob”, que foi condenado a 25 anos de prisão pelo homicídio de três jovens e pelo abuso sexual de oito menores e adolescentes.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Hoje não há democracia, a justiça está cada vez pior, protegem os corruptos e muito mais..
    O povo tem de acordar…
    Eu apoio e voto em andré ventura, não quero um presidente dos beijinhos e abraços e a tirar selfies, quero um presidente de verdade e não uma amostra…
    Povo acordem

RESPONDER

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …

Talibãs mandam funcionárias do governo de Cabul ficar em casa

As funcionárias do governo de Cabul devem ficar em casa. A única exceção aplica-se às trabalhadoras cujos cargos não podem ser desempenhados por homens. Só as mulheres "que não podem ser substituídas por homens" podem regressar …