Trabalhadores da SATA com novas greves até ao final do ano

EK056 / Flickr

-

O Sindicato Nacional da Aviação Civil (SINTAC) nos Açores anunciou esta sexta-feira que os trabalhadores de terra da SATA vão avançar com novas greves “em momentos importantes para a região” até ao final do ano.

À saída de um plenário, na Praia da Vitória, o porta-voz do SINTAC/Açores, Filipe Rocha, disse que as novas ações de luta “com datas já definidas”, mas não divulgadas, irão juntar-se às duas paralisações parciais já anunciadas pelo SINTAC (de 17 de abril a 15 de maio, de quatro horas diárias, e de 17 abril de a 31 de dezembro ao trabalho complementar), caso a administração não proceda ao ressarcimento por “penalizações na progressão de carreiras” deste pessoal.

“As greves têm de ter consequências e ser eficazes e só vão acontecer em momentos importantes para a região”, disse o porta-voz dos trabalhadores da transportadora aérea açoriana, referindo que houve a “preocupação” em não marcar greves durante as festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres e da competição do SATA Rali Açores, em São Miguel.

De acordo com o dirigente da estrutura sindical, que representa 110 dos cerca de 400 trabalhadores de terra da SATA, em causa estão “cerca de 6 mil euros” de penalizações, um valor que, “nas contas da SATA em novembro de 2013”, ressalvou, “é substancialmente menor do que os custos que esta greve e a outra que fizemos terão”.

O dirigente sindical referiu que, no âmbito do pré-aviso de greve, foi solicitada uma audiência com a vice-presidência do Governo açoriano para resolver o diferendo.

Filipe Rocha sublinhou não compreender a posição da administração da SATA, acusando a empresa de não reconhecer ”a sua própria ilegalidade”.

“Ontem [quinta-feira] numa reunião, em sede de negociação de serviços mínimos com o tribunal arbitral, a empresa reconheceu que o memorando de entendimento que nos querem obrigar a aceitar para 2013 é ilegal”, declarou o dirigente.

“É ilegal porque não foi publicado em boletim de trabalho de emprego, porque não foi publicado em jornal oficial e não tem valor de lei”, sustentou. “Sendo ilegal, temos toda a razão em pretender o tratamento que foi dado na TAP“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …