Etapa da Volta a França interrompida. Covid incontrolável por causa da “baba”

2

Guillaume Horcajuelo/EPA

Etapa da Volta a França interrompida

Perseguidores e pelotão estavam atrás do fugitivo Alberto Bettiol mas foram travados por manifestantes anti-alterações climáticas. Etapa neutralizada.

A Volta a França em bicicleta esperava um dia de aproximação aos Alpes, mas a 10.ª etapa, apesar das montanhas, seria tranquila e boa para fugas.

Foi realmente boa para fugas mas não foi tranquila: a etapa desta terça-feira foi interrompida, já na fase final.

O fugitivo e líder da tirada, Alberto Bettiol, ainda escapou, mas os outros 24 fugitivos (e seus perseguidores) e o pelotão não se conseguiu desviar de uma manifestação contra as alterações climáticas.

O jornal L’Équipe explica que, a 37 quilómetros do final, sete manifestantes sentaram-se no meio da estrada, acorrentaram-se e bloquearam a passagem dos ciclistas.

Pouco depois, a etapa foi neutralizada pela organização do Tour. E, por isso, também Alberto Bettiol teve de parar – porque os perseguidores e o pelotão não conseguiam avançar.

O alerta sobre o aquecimento global originou uma interrupção de 12 minutos da maior prova de ciclismo do mundo – algo que não acontecia há três anos, na altura por causa de uma tempestade que originou um deslizamento de neve.

A 10.ª etapa da Volta a França ligou Morzine Les Portes du Soleil a Megève, num percurso de 148,1 quilómetros. O vencedor, num sprint entre fugitivos, foi Magnus Cort Nielsen.

A baba da COVID

O dia já tinha começado com uma notícia importante fora das estradas: George Bennett apresentou teste positivo à COVID-19.

Bennett é ciclista da UAE Team Emirates, a equipa do líder da prova e vencedor nas duas últimas edições, Tadej Pogačar.

Pelo mesmo motivo, Pogačar já tinha ficado sem o auxílio de Matteo Trentin (teste positivo ainda antes do início do Tour) e de Vegard Stake Laengen.

Agora a UAE Team Emirates só tem seis ciclistas na competição – cada equipa apresentou-se na Volta a França com oito ciclistas.

Enric Mas, ciclista da Movistar e companheiro de equipa de Nélson Oliveira (o único português na prova), deixou palavras curiosas sobre o contágio do coronavírus: “Às vezes não consegues controlar a COVID porque comes a baba dos outros”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Não sou contra as manifs pelo clima, mas este pessoal ecológico também deve gastar muita eletrecidade e muita àgua….ou não….? e aquelas baias da manisfestação são em plástico……que foram mandadas serem feitas , prepoistadamente para a manif…..ou seja eles também poluem.

  2. E a combinar com eles vai a Greta no seu iate de ficbra de carbono que para ser fabricada poluiu mais que sei lá o quê… e deposi cirticam quem anda de carro por não ter outra alternativa e têm aos 2 e 3 telemóveis com baterias de lítio….
    Enfim, são os ecologistas que temos..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.