Torre Eiffel desaparece em nuvem de poluição e nevoeiro

austinevan / Flickr

-

A torre Eiffel desapareceu esta quarta-feira sob uma nuvem castanha de fumo e nevoeiro, quando Paris e grande parte do norte de França registaram um pico nos níveis de poluição.

“Os níveis de poluição são consistentes. Se não ultrapassarmos o nível de alerta, não ficaremos longe”, disse a Airparif, organismo responsável pela monitorização da qualidade do ar na região metropolitana de Paris.

Esta manhã, as autoridades reduziram a velocidade máxima autorizada da circulação automóvel para 20 quilómetros por hora nas autoestradas, estradas e vias rápidas da área de Paris, disse a polícia.

Outras medidas de emergência significam impor a circulação alternada dos veículos e decretar transportes públicos gratuitos.

Estas medidas foram aplicadas em 17 de março do ano passado, durante um pico grave dos níveis de poluição na cidade.

Nesta situação, as pessoas mais vulneráveis – crianças, idosos e doentes – evitar atividades físicas ao ar livre ou no interior, dado que estas partículas afetam particularmente os sistemas respiratório e cardiovascular.

Na capital francesa, as autoridades medem a concentração de partículas com um diâmetro inferior a 10 mícrones – conhecido como PM10 – no ar para determinar o nível de poluição.

Estas partículas são criadas por veículos, aquecimentos e indústria pesada. As mais perigosas medem menos de 2,5 mícrones de diâmetro e podem entrar nos pulmões e no sistema circulatório, onde podem causar cancro.

O limite de segurança para o PM10 situa-se nos 80 microgramas por metro cúbico (mcg/m3).

O nível de alerta já foi atingido este ano, em Paris, duas vezes: 01 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

De acordo com um relatório de 2011 da Organização Mundial de Saíde, a cidade mais poluída do planeta era Ahvaz, no Irão, com uma média de 372 microgramas por metro cúbico.

Pequim registava, em média, 121 mcg/m3, enquanto Paris media 38 mcg/m3.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …