Torre Eiffel desaparece em nuvem de poluição e nevoeiro

austinevan / Flickr

-

A torre Eiffel desapareceu esta quarta-feira sob uma nuvem castanha de fumo e nevoeiro, quando Paris e grande parte do norte de França registaram um pico nos níveis de poluição.

“Os níveis de poluição são consistentes. Se não ultrapassarmos o nível de alerta, não ficaremos longe”, disse a Airparif, organismo responsável pela monitorização da qualidade do ar na região metropolitana de Paris.

Esta manhã, as autoridades reduziram a velocidade máxima autorizada da circulação automóvel para 20 quilómetros por hora nas autoestradas, estradas e vias rápidas da área de Paris, disse a polícia.

Outras medidas de emergência significam impor a circulação alternada dos veículos e decretar transportes públicos gratuitos.

Estas medidas foram aplicadas em 17 de março do ano passado, durante um pico grave dos níveis de poluição na cidade.

Nesta situação, as pessoas mais vulneráveis – crianças, idosos e doentes – evitar atividades físicas ao ar livre ou no interior, dado que estas partículas afetam particularmente os sistemas respiratório e cardiovascular.

Na capital francesa, as autoridades medem a concentração de partículas com um diâmetro inferior a 10 mícrones – conhecido como PM10 – no ar para determinar o nível de poluição.

Estas partículas são criadas por veículos, aquecimentos e indústria pesada. As mais perigosas medem menos de 2,5 mícrones de diâmetro e podem entrar nos pulmões e no sistema circulatório, onde podem causar cancro.

O limite de segurança para o PM10 situa-se nos 80 microgramas por metro cúbico (mcg/m3).

O nível de alerta já foi atingido este ano, em Paris, duas vezes: 01 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

De acordo com um relatório de 2011 da Organização Mundial de Saíde, a cidade mais poluída do planeta era Ahvaz, no Irão, com uma média de 372 microgramas por metro cúbico.

Pequim registava, em média, 121 mcg/m3, enquanto Paris media 38 mcg/m3.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.