Torre Eiffel desaparece em nuvem de poluição e nevoeiro

austinevan / Flickr

-

A torre Eiffel desapareceu esta quarta-feira sob uma nuvem castanha de fumo e nevoeiro, quando Paris e grande parte do norte de França registaram um pico nos níveis de poluição.

“Os níveis de poluição são consistentes. Se não ultrapassarmos o nível de alerta, não ficaremos longe”, disse a Airparif, organismo responsável pela monitorização da qualidade do ar na região metropolitana de Paris.

Esta manhã, as autoridades reduziram a velocidade máxima autorizada da circulação automóvel para 20 quilómetros por hora nas autoestradas, estradas e vias rápidas da área de Paris, disse a polícia.

Outras medidas de emergência significam impor a circulação alternada dos veículos e decretar transportes públicos gratuitos.

Estas medidas foram aplicadas em 17 de março do ano passado, durante um pico grave dos níveis de poluição na cidade.

Nesta situação, as pessoas mais vulneráveis – crianças, idosos e doentes – evitar atividades físicas ao ar livre ou no interior, dado que estas partículas afetam particularmente os sistemas respiratório e cardiovascular.

Na capital francesa, as autoridades medem a concentração de partículas com um diâmetro inferior a 10 mícrones – conhecido como PM10 – no ar para determinar o nível de poluição.

Estas partículas são criadas por veículos, aquecimentos e indústria pesada. As mais perigosas medem menos de 2,5 mícrones de diâmetro e podem entrar nos pulmões e no sistema circulatório, onde podem causar cancro.

O limite de segurança para o PM10 situa-se nos 80 microgramas por metro cúbico (mcg/m3).

O nível de alerta já foi atingido este ano, em Paris, duas vezes: 01 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

De acordo com um relatório de 2011 da Organização Mundial de Saíde, a cidade mais poluída do planeta era Ahvaz, no Irão, com uma média de 372 microgramas por metro cúbico.

Pequim registava, em média, 121 mcg/m3, enquanto Paris media 38 mcg/m3.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …