Torre com 1km de altura está prestes a tornar-se no prédio mais alto do mundo

A Kingdom Tower está a ser construida na Arábia Saudita, vai ter um quilómetro de altura e espera-se que esteja concluída em 2020.

Considerado por muitos a “Big Apple” do Médio Oriente, o Dubai sempre foi um país conhecido pelas suas extravagâncias e caso disso é o famoso Burj Khalifa, com uns meros 828 metros de altura.

Porém, este título de prédio mais alto do mundo pode estar prestes a passar para outro país, isto porque, segundo a BBC, está a ser construida em Jeddah, na Arábia Saudita, a Kingdom Tower.

O edifício, que vai ter um quilómetro de altura e 200 andares, estava com as obras em suspenso, algo que vai mudar agora que o financiamento da construção já está assegurado.

De acordo com um comunicado divulgado pelo governo saudita, 26 andares já foram erguidos e conclui-se que o edifício esteja pronto em 2020, com um custo total de 1,23 mil milhões de dólares.

“Com este acordo, vamos estabelecer um novo e inédito recorde no desenvolvimento imobiliário, algo que cumpre o objetivo da empresa em criar um centro urbano de primeira linha que ofereça um estilo de vida avançado”, afirmou Mounib Hammoud, diretor da Jeddah Economic Company, empresa estatal saudita que ficou responsável pelo projeto.

“Isto vai permitir que Jeddah tenha um novo marco icónico, capaz de atrair pessoas de todas as esferas sociais, com uma extensa quantidade de serviços e multiplicidade de utilizações”, acrescentou.

Segundo o jornal Saudi Gazette, construir o arranha-céus não vai ser tarefa fácil, tanto que vão ser precisas cerca de 80 mil toneladas de aço.

Engenheiros envolvidos no projeto contam que foi necessário construir fundações com 60 metros de profundidade para sustentar o edifício porque, devido à proximidade do mar, a maresia poderia corroer a estrutura.

Outro obstáculo são os ventos fortes, um problema que foi ultrapassado fazendo com que o formato da torre não fosse homogéneo.

“Como o formato do edifício se altera, os ventos vão contorná-lo e não haverá um impacto tão forte como aconteceria se fosse um bloco todo igual”, explicou Gordon Gill, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A ideia para construir esta torre veio do príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud, atualmente o homem mais rico do Médio Oriente e sobrinho do rei Abdullah.

ZAP / BBC

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. É curioso…existem humanos a passar fome porque não têm dinheiro e outros que brincam com o dinheiro como se fossem pedras….e o fundo da questão é que, ainda dizem que existe um Deus justo e omnipresente nisto tudo…

    • É curioso… como Deus é bode expiatório para tudo. É bem mais fácil acusar Deus de tudo o que de mal acontece… quando quem faz a borrada, quem faz a asneira é o… homem! Se o homem se preocupasse mais com os outros, procurasse fazer aos outros aquilo que quer que lhe façam, talvez as coisas fossem diferentes… Mas é mais fácil apontar o dedo aos outros do que a nós mesmos… mas nunca se esqueça que, enquanto aponta com um dedo, tem três dedos a apontar para si… curioso, não?

  2. Então se foi Deus que criou isto tudo porque não haveria de ter culpa nisto!?!? Cada um tem que ser responsabilizado por aquilo que faz ou cria!! Mas como você provavelmente está em Portugal, essa punição não existe e está acostumado à promiscuidade e burguesia que existe! Se calhar você faz asneiras e fala de tudo e de todos e sai impune disto tudo. Deve ser daqueles portugueses que está bem da vida com a desgraça dos outros! Se Deus existe bem podia “punir”, ou seja, colocar direito algumas mentes iluminadas! Já que os Humanos não têm a capacidade de Deus de ser justo ao menos aquele que supostamente criou não deveria ter também esse papel!? Deus devia ser também o “policia” que controla isto e não criar e deixar que o caos se instale já que os humanos não querem nem têm a capacidade para tanto!

    • Sim, foi Deus que criou este e os outros governos. Pffff…
      Deixe-se lá de criancices e não culpe Deus pelas acções dos Homens. Tome coragem e assuma os erros humanos. Você cria o seu caminho, se errar, culpa somente sua.

    • Os milhões que se foram sob a batuta de Mao e ou Staline… Talvez fossem “apóstolos” para equilibrarem a demografia… Já os filhos contra pais, professores e outros intelectuais na “revolução cultural” chinesa ou os milhões de inocentes que morrem à fome em África, os milhares de migrantes afogados, isso é outra conversa… Sem bosões…

  3. Deixe lá isso que já percebi a sua teimosia…é por isto e por outras que Portugal está como está…quem devia ter responsabilidades não as tem e a culpa é só nossa…por exemplo, a culpa é minha de o país estar como está e não das pessoas que estão em cargos com responsabilidade não querem saber..

  4. inaceitável como esses indianos fazem com o dinheiro, depois vem fala “a África está passando fome e não sei oq” meu Deus gente, mais cérebro pra esses indianos burros

RESPONDER

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …