Torre com 1km de altura está prestes a tornar-se no prédio mais alto do mundo

A Kingdom Tower está a ser construida na Arábia Saudita, vai ter um quilómetro de altura e espera-se que esteja concluída em 2020.

Considerado por muitos a “Big Apple” do Médio Oriente, o Dubai sempre foi um país conhecido pelas suas extravagâncias e caso disso é o famoso Burj Khalifa, com uns meros 828 metros de altura.

Porém, este título de prédio mais alto do mundo pode estar prestes a passar para outro país, isto porque, segundo a BBC, está a ser construida em Jeddah, na Arábia Saudita, a Kingdom Tower.

O edifício, que vai ter um quilómetro de altura e 200 andares, estava com as obras em suspenso, algo que vai mudar agora que o financiamento da construção já está assegurado.

De acordo com um comunicado divulgado pelo governo saudita, 26 andares já foram erguidos e conclui-se que o edifício esteja pronto em 2020, com um custo total de 1,23 mil milhões de dólares.

“Com este acordo, vamos estabelecer um novo e inédito recorde no desenvolvimento imobiliário, algo que cumpre o objetivo da empresa em criar um centro urbano de primeira linha que ofereça um estilo de vida avançado”, afirmou Mounib Hammoud, diretor da Jeddah Economic Company, empresa estatal saudita que ficou responsável pelo projeto.

“Isto vai permitir que Jeddah tenha um novo marco icónico, capaz de atrair pessoas de todas as esferas sociais, com uma extensa quantidade de serviços e multiplicidade de utilizações”, acrescentou.

Segundo o jornal Saudi Gazette, construir o arranha-céus não vai ser tarefa fácil, tanto que vão ser precisas cerca de 80 mil toneladas de aço.

Engenheiros envolvidos no projeto contam que foi necessário construir fundações com 60 metros de profundidade para sustentar o edifício porque, devido à proximidade do mar, a maresia poderia corroer a estrutura.

Outro obstáculo são os ventos fortes, um problema que foi ultrapassado fazendo com que o formato da torre não fosse homogéneo.

“Como o formato do edifício se altera, os ventos vão contorná-lo e não haverá um impacto tão forte como aconteceria se fosse um bloco todo igual”, explicou Gordon Gill, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.

A ideia para construir esta torre veio do príncipe saudita Alwaleed Bin Talal Alsaud, atualmente o homem mais rico do Médio Oriente e sobrinho do rei Abdullah.

ZAP / BBC

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. É curioso…existem humanos a passar fome porque não têm dinheiro e outros que brincam com o dinheiro como se fossem pedras….e o fundo da questão é que, ainda dizem que existe um Deus justo e omnipresente nisto tudo…

    • É curioso… como Deus é bode expiatório para tudo. É bem mais fácil acusar Deus de tudo o que de mal acontece… quando quem faz a borrada, quem faz a asneira é o… homem! Se o homem se preocupasse mais com os outros, procurasse fazer aos outros aquilo que quer que lhe façam, talvez as coisas fossem diferentes… Mas é mais fácil apontar o dedo aos outros do que a nós mesmos… mas nunca se esqueça que, enquanto aponta com um dedo, tem três dedos a apontar para si… curioso, não?

  2. Então se foi Deus que criou isto tudo porque não haveria de ter culpa nisto!?!? Cada um tem que ser responsabilizado por aquilo que faz ou cria!! Mas como você provavelmente está em Portugal, essa punição não existe e está acostumado à promiscuidade e burguesia que existe! Se calhar você faz asneiras e fala de tudo e de todos e sai impune disto tudo. Deve ser daqueles portugueses que está bem da vida com a desgraça dos outros! Se Deus existe bem podia “punir”, ou seja, colocar direito algumas mentes iluminadas! Já que os Humanos não têm a capacidade de Deus de ser justo ao menos aquele que supostamente criou não deveria ter também esse papel!? Deus devia ser também o “policia” que controla isto e não criar e deixar que o caos se instale já que os humanos não querem nem têm a capacidade para tanto!

    • Sim, foi Deus que criou este e os outros governos. Pffff…
      Deixe-se lá de criancices e não culpe Deus pelas acções dos Homens. Tome coragem e assuma os erros humanos. Você cria o seu caminho, se errar, culpa somente sua.

    • Os milhões que se foram sob a batuta de Mao e ou Staline… Talvez fossem “apóstolos” para equilibrarem a demografia… Já os filhos contra pais, professores e outros intelectuais na “revolução cultural” chinesa ou os milhões de inocentes que morrem à fome em África, os milhares de migrantes afogados, isso é outra conversa… Sem bosões…

  3. Deixe lá isso que já percebi a sua teimosia…é por isto e por outras que Portugal está como está…quem devia ter responsabilidades não as tem e a culpa é só nossa…por exemplo, a culpa é minha de o país estar como está e não das pessoas que estão em cargos com responsabilidade não querem saber..

  4. inaceitável como esses indianos fazem com o dinheiro, depois vem fala “a África está passando fome e não sei oq” meu Deus gente, mais cérebro pra esses indianos burros

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …