Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar “excluir um presidente no meio de uma pandemia”

Andreu Dalmau / EPA

Quim Torra, o Presidente do governo regional da Catalunha

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes de a audiência, Torra reafirmou a sua posição através do Twitter.

Segundo lembrou o Diário de Notícias, durante a campanha eleitoral de 2019, Torra recusou retirar uma faixa com a frase “Liberdade para os presos políticos e exilados” e o símbolo do laço amarelo, de solidariedade para com os independentistas. Acabou por fazê-lo, mas foi acusado e condenado por desrespeito à neutralidade institucional.

Caso o recurso seja rejeitado, poderá ser demitido ou então não reconhecer a legitimidade da decisão. A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) pede eleições antecipadas e as restantes formações separatistas, Junts Per Catalunya (JxCat) e CUP, apoiam Torra. A decisão do Supremo deve ser proferida antes do final do mês.

À saída da audiência, o presidente separatista disse que o julgamento é “aberrante e grotesco” e acusou o Estado espanhol de tentar “excluir um presidente no meio de uma pandemia e de uma crise monumental” por “reivindicar direitos fundamentais com uma bandeira pacífica”.

A sua demissão demonstraria uma “total falta de responsabilidade” por parte de Espanha, colocando a região numa “corrida eleitoral irresponsável que paralisaria a administração catalã”. “Se o Estado espanhol chegar ao ponto de total irresponsabilidade ao inabilitar-me, haverá apenas um culpado: ele próprio”, afirmou.

Os desentendimentos entre JxCat e ERC levaram Torra a convocar eleições antecipadas em janeiro, mas acabaram por não se realizar devido à pandemia.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …