“TONY” é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental “TONY”, de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do Audiovisual divulgados pela distribuidora de cinema NOS Audiovisuais.

O documentário, que estreou no dia 25 de julho, já foi visto por 36.826 espectadores nas salas de cinema do país, superando o filme “FADOS”, de Carlos Saura, que detinha o recorde anterior com 34.382 espectadores, noticiou a Rádio Observador.

“Este documentário é um retrato fiel de uma vida repleta, que culminou em 30 anos de uma carreira de sucesso, pelo olhar de um dos mais respeitados e conceituados documentaristas portugueses, Jorge Pelicano”, lê-se no comunicado da distribuidora.

O filme “revela imagens inéditas e testemunhos únicos deste ‘fenómeno’ da música nacional”. O realizador, Jorge Pelicano, “teve acesso exclusivo à vida pessoal e profissional de Tony Carreira, acompanhando-o durante o último ano, em sucessivas digressões nacionais e internacionais”.

O cantor anunciou no ano passado uma pausa na sua carreira, depois de em 2017 ter sido acusado pelo Ministério Público de plagiar 11 músicas, incluindo alguns dos temas mais conhecidos da sua discografia, como “Ai Destino”, “Sonhos de Menino”, 2Depois de ti mais nada” ou “Porque é que vens”.

O processo teve origem numa queixa apresentada pela Companhia Nacional de Música contra o cantor, mas não chegou a ir a julgamento porque Tony Carreira chegou a acordo com a editora: pagou 20 mil euros a vítimas de incêndios para evitar ir a tribunal.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não li.
    Não vi.
    Não vou ver.
    Mas quero prestar o meu testemunho perante o título: AAAAAAAAAAAAAAAAAAahahahahahahahahahahah…
    FDX! muito bom!

  2. olha olha o plagiador até tem um documentário!
    Não fazia ideia mas tb não faço intenções de ver algo sobre alguém que subiu à conta de um crime!

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …