Tomar a pílula pode reduzir risco de cancro mesmo 30 anos depois

Tomar a pílula oferece às mulheres uma proteção contra o cancro no útero maior do que se pensava, de acordo com um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os investigadores estimam que nas últimas cinco décadas a pílula “salvou” do cancro cerca de 400 mil mulheres que tomaram o medicamento na sua juventude.

“O forte efeito de proteção dos contracetivos orais contra o cancro endometrial – que persiste durante décadas após a paragem da ingestão – significa que as mulheres que os tomam nos seus vintes ou até mais novas continuam a beneficiar do efeito protetor até aos seus cinquentas ou mais velhas, quando o cancro se torna mais comum”, sublinhou em comunicado Valerie Beral, principal autora do estudo publicado na The Lancet Oncology.

Uma grande quantidade de informação foi analisada neste âmbito, com cerca de 36 estudos contendo dados de 27.276 mulheres com cancro do útero.

Nas conclusões, a equipa de Beral destaca ainda que por cada cinco anos de toma da pílula, a mulher vê reduzida em 25% a probabilidade de vir a contrair cancro do útero.

Os investigadores indicam que nos países com maiores rendimentos tomar a pílula durante dez anos reduz – de dois terços para apenas um terço – o risco de contrair este tipo de cancro para as mulheres com idade inferior a 75 anos.

“As pessoas temiam que a pílula causava cancro. Mas no final de contas, a longo prazo, tomar a pílula reduz o risco de ter cancro”, refere a especialista.

Uma consideração dos peritos do National Cancer Institute dos EUA acerca deste estudo destaca que a descoberta, com base em estatísticas, deverá ser levada em conta na descrição geral do que sabemos sobre os riscos e os benefícios de tomar a pílula:

“Ainda que os mecanismos biológicos permaneçam por decifrar, e ainda que faltem as provas necessárias para que justifique receitar a toma da pílula como prevenção do cancro, as mulheres devem estar cientes dos benefícios não intencionais e dos riscos dos contracetivos orais, para que possam tomar decisões bem informadas”.

Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …