Titan: CEO comprou fibra de carbono fora do prazo. “Tranquilo, está tudo bem”

OceanGate

Submarino turístico Titan da OceanGate

Stockton Rush seria mesmo demasiado confiante. Na véspera da tragédia, fez uma confissão a um jornalista.

Stockton Rush terá mesmo sido um responsável directo pelo que aconteceu ao submarino Titan.

Na semana passada o Titan implodiu com cinco pessoas a bordo. Todos morreram.

O submarino fazia expedições turísticas na zona do naufrágio do Titanic, que ocorreu há mais de 100 anos.

Mas os problemas já eram visíveis muito antes do dia da implosão. Pessoas que tinham sido passageiras no Titan já tinham passado por falhas evidentes.

E pairava uma conclusão importante: Rush, director-executivo da empresa OceanGate e que estava a pilotar o Titan, teria excesso de confiança.

Sabia dos problemas do Titan mas tinha confiança, quer no aparelho, quer nas suas capacidades de engenharia.

Agora surge mais uma revelação que aponta nesse sentido.

Arnie Weissman, editor do portal Travel Weekly, ia participar naquela viagem. Só não foi porque tinha outro compromisso na mesma altura.

Na noite anterior à expedição que acabou em tragédia, teve uma conversa com Stockton Rush.

Nesse diálogo, o director-executivo da OceanGate confessou que tinha comprado fibra de carbono fora do prazo: “Consegui um grande desconto na Boeing”.

A fibra de carbono, que já não é uma boa escolha para submarinos, já estava fora do prazo para utilização em aviões.

O jornalista perguntou a Rush se não estava preocupado por causa desse material utilizado no Titan.

“Não. Serve perfeitamente. Ter todas aquelas certificações para aviões é uma coisa, mas a fibra de carbono estava perfeitamente sólida”, assegurou um director “desdenhoso”, segundo a descrição de Arnie no The Washington Post.

A Boeing assegura que não tem qualquer registo de venda de material para a OceanGate ou para Stockton Rush. E garante que não tinha qualquer parceria com o Titan; não o projectou, não o construiu.

A fibra de carbono pode ter sido essencial para a implosão, caso houvesse “buracos” entre a fibra e os pedaços de titânio – que terão originado a infiltração de água.

Stockton Rush também morreu na implosão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.