Tiroteios com armas de guerra e lista de morte. Guerra de gangues preocupa Braga

15

Câmara Municipal de Braga

Sé Catedral de Braga

A cidade de Braga é assolada há cerca de meio ano por uma guerra entre bairros que está a preocupar as autoridades. O mais recente episódio de violência ocorreu no sábado passado, com um jovem que estará incluído numa “lista de morte” baleado junto aos bares académicos, perto da Universidade do Minho.

Esta “Guerra dos Bairros” opõe grupos rivais de jovens do Fujacal e das Enguardas, duas zonas da cidade de Braga, como reporta o jornal local O Minho.

A publicação fala de uma “guerra sem quartel” que decorre “há mais de meio ano” numa “luta pelo território” com possíveis ligações a tráfico de droga.

Contudo, os mais recentes episódios de violência podem ter sido despoletados por uma questão amorosa, depois de uma mulher ter deixado de namorar com um elemento de um dos grupos para se envolver com um rapaz pertencente ao outro gangue, como aponta o mesmo jornal.

Certo é que têm decorrido vários tiroteios na cidade com elementos dos dois grupos rivais, em ataques que a polícia identifica como tendo a “intenção de matar”.

A situação está, assim, a preocupar as autoridades que já terão identificado a existência de indivíduos “com experiência em unidades especiais do Exército Português” nos dois grupos.

Além disso, ambos os gangues terão acesso a “armas com calibre de guerra”, segundo refere O Minho.

Em certos grupos das redes sociais, terá sido divulgada uma “lista de morte”, com o rosto de vários jovens. As autoridades já terão acesso a essa lista.

“Terceiro ataque a tiro na via pública em 8 meses”

O quarto elemento dessa tal “lista de morte” será o jovem que foi baleado no sábado passado, junto à zona dos bares próximo da Universidade do Minho.

Será um membro do grupo do Fujacal que terá sido baleado por um elemento do grupo das Enguardas por volta da uma da manhã.

O Minho reporta que levou três tiros, sendo atingido numa perna, num braço e na anca, e que foi operado de emergência, mas não corre risco de vida.

O suspeito do tiroteio já foi identificado, mas não terá sido ainda detido. Esse elemento, bem como os que o acompanharam no incidente, serão considerados “violentos” e “um perigo iminente“, ainda de acordo com o mesmo jornal.

Este episódio foi “o terceiro ataque a tiro na via pública em menos de oito meses” na cidade, como repara O Minho.

Em Setembro de 2020, três jovens do gangue do Fujacal foram feridos a tiro por um grupo que seguia num carro em andamento.

Já em Março de 2021, a casa de um jovem do gangue do Fujacal “foi crivada de tiros de espingarda caçadeira”, aponta O Minho. Como resposta, elementos desse grupo dispararam tiros no Bairro das Enguardas, mas sem provocar feridos.

Entretanto, vários elementos dos dois gangues que estão detidos poderão ser libertados em breve, após o cumprimento de penas de prisão. Assim, as autoridades temem que a violência possa agravar-se.

ZAP //

15 Comments

  1. E a verdade é o Governo que temos, que nada faz aos bandidos e ignora as Forças de Segurança.
    As Forças de Segurança só fazem o que mandam.
    Hoje por uma pequena discussão mata-se ou por um pequeno acidente de viação!!!!
    Certos comentadores devem reclamar ao Ministro da Administração Interna e ao Governo e não ás Forças de Segurança.
    As Forças de Segurança se actuam com mais violência e com razão são levados a tribunal e ficam suspensos e outros ainda pagam indeminizações.
    Pois é que o MAI e governo ignora as Forças de Segurança e o outro abraça bandido e tira selfies.
    A Justiça está uma merd. hoje um assassino Ex Cabo da GNR Costa sai da prisão depois de passar 15 anos, por matar 3 jovens e assim ao invés de passar 25 anos, mas deveria ser preso em outra Prisão por exemplo Monsanto ou Presidio de Lisboa e não na Prisão Hotel de Évora onde esteve o preso 44.
    Por isso sou a favôr da prisão perpétua para certos crimes e este era sim um para prisão perpétua.
    POR ISSO APOIO ANDRÉ VENTURA, porque quero segurança para meus filhos e netos.
    VIVA PORTUGAL

  2. O país tem caído gradualmente na violência e no abandono por parte de governantes, partidos e justiça! Para que serve tanto deputado se a nenhum interessa os problemas do dia a dia da sociedade? Para que servem os governantes se fazem precisamente a mesma coisa, quanto a justiça, uma fantochada autêntica e à deriva, penas irrisórias e escandalosas, tudo isto a gosto de uma esquerda e extrema-esquerda sempre coniventes com rebeldes e fora das leis. Surpreendidos com a ascensão do Chega? Só quem ande desinformado ou não queira ver o que está bem à vista! A “democracia” está a cair na rua nas mãos deste tipo de gente!

  3. Esta a ficar como nas favelas do Brasil. Deixem os jovens divertirem-se, continuem a pagar RSI, nao os ponham a trabalhar…

  4. Os cantos de sereia são perigosos e aos apoiantes da extrema-direita, recomendo uma visita à História para sentirem como apareceu, como chegou ao poder e qual o resultado. Não esqueçam que Hitler subiu ao poder com eleições e foi o que se viu. Para resolver os problemas sociais existentes, vale a pena fazer um exercício de memória e identificar claramente que Partido ontem e hoje já deu provas suficientes para ultrapassar dificuldades e que possui para o futuro a capacidade de tornar o País socialmente mais justo e mais desenvolvido economicamente, um
    Partido no qual se pode votar com toda a confiança.

    • M.A.V.B. mais uma dose de “o papão vem aí” com exemplos que apesar de terem sido realidades ainda não vi, por exemplo, o Chega associar-se aos exemplos de Hitler, no entanto, temos aqui partidos de extrema -esquerda que foram exemplares alunos do comunismo, responsável por milhões de mortes em várias partes do mundo e ninguém parece estar escandalizado com tais mortes. Ainda agora veio o presidente de Angola pedir desculpa aos angolanos pela chacina por parte do MPLA de mais de 30 mil angolanos e tudo tem sido muito bem-aceite por parte dos esquerdistas portugueses!

      • O “papão” são estas mentiras “à Ventura”: “O país tem caído gradualmente na violência…” – quando, em Portugal, a violência e a criminalidade violenta tem vindo a diminuir!!
        .
        Além claro, do típico rebate do argumento “Hilter” (que, tal como o pastor Ventura, ia salvar a nação) com o “comunismo que matou MILHÕES”!…
        Este “filme” todo numa notícia sobre guerras de gangues em Braga e, onde nem sequer houve mortos!…

      • Pois, está cada vez mais pacífico este país, vê-se no dia a dia! Só não veem aqueles que por vesguice política teimam em não ver e tentar fazer crer aos outros que tudo vai bem tal como o Eu, serve-lhes bem o argumento Ventura/Hitler para atacarem, quanto aos milhões do comunismo, deve ter sido obra divina!

      • “Pois, está cada vez mais pacífico este país, vê-se no dia a dia!”
        Não sei de que país falas, mas de Portugal não é de certeza!!
        Se queres falar de Portugal, primeiro tens que conhecer o país!
        “Vê-se” onde? Na CMTV?!…
        O país não são os títulos da TV…
        Será que alguma vez passaste a noite fora da tua cidade?!
        Há um claro déficit de conhecimento da realidade nacional da tua parte… é assim (com ignorância) que os “pastores salvadores” ganham pontos…
        A realidade:
        “Portugal reforça posição como 3.º país mais seguro do mundo”
        Eco, 10 Junho 2020

      • Davas num bom político! Só vez para um lado ou então quando a coisa não agrada nem chegas a ver nada! Ainda há poucas horas passou no noticiário o caso Paulo Rangel (juiz) e Duarte Lima (político), o primeiro salva o segundo de burla e os dois são burlões, o segundo até acusado de crime no Brasil, portanto até na própria justiça nada de confiar, já nem sabemos qual a melhor solução, se pedir socorro ao ladrão se ao justiceiro.

    • Sr. Manuel, antes de vir dar lições de moral e história talvez seja boa ideia saber do que escreve.

      Hitler era um nacional-socialista, ênfase no socialista. O partido coloquialmente conhecido como Nazi tinha como nome oficial “Partido Nacional Socialista do Trabalhador Alemão”. O programa Nazi tinha muito pontos claramente de esquerda e extrema esquerda (e.g. distribuição dos lucros, nacionalizações da industria, programa de pensões, materialismo, saúde e educação gratuitas para os pobres).

      Os germânicos e os judeus foram os únicos grupos étnicos explicitamente mencionados no manifesto Nazi. O anti-semitismo, tanto na altura como hoje, existe principalmente na extrema esquerda mas também na esquerda. Isto é verdade na Alemanha, nos EUA (Democratic Party), no Reino Unido (Labor Party) e também em Portugal (Bloco de Esquerda).

      Se, em Portugal, existe algum partido próximo do partido Nazi, esse partido é o Bloco de Esquerda. E não sou só eu que o digo. Faça uma busca por “anti semitismo bloco de esquerda” e leia você mesmo.

      E nem vou mencionar o racismo de baixas expectativas e descriminação racial que infesta o Bloco de Esquerda.

      Em fim, talvez, um dia, quando as pessoas se convencerem que os mais de 100 milhões de vítimas do Comunismo são inaceitáveis, também os Comunistas passaram a ser de extrema direita…

      (p.s. que venha o lápis azul que eu é que sou de “extrema direita”, “nazi”, “fascista”, “racista”, “xenófobo” e pior de tudo um “homem branco”)

      • A melhor parte do texto foi esta: “Em fim”…
        Hahahahaaa….
        .
        Enfim… um dia destes está o BE a montar uma “máquina” para extreminar uma minoria… como há poucos judeus em Portugal, vão os ciganos… e, lá se vai o espaço do Chega de Ventura…
        .
        Chamar ao Partido Democrata americano um partido de esquerda deve ser para rir e, juntar o Democratic Party o Labor e o BE no mesmo grupo só mostra o nível de desconhecimento (ou alienação) de certos crentes… tão bons ou piores do que a seita dos “comunistas”!….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.