Tiroteio nos EUA: atirador abatido por outro cidadão armado

Tannen Maury / EPA

Centro comercial foi o palco de mais um crime, onde morreram quatro pessoas. Divulgado relatório sobre massacre na escola.

Mais um tiroteio nos Unidos da América, desta vez num centro comercial em Indiana.

O crime ocorreu neste domingo: um homem entrou no espaço comercial, começou a disparar com uma espingarda na zona da restauração, matou três pessoas e feriu outras duas.

Depois o atirador foi abatido por outro homem que também estava dentro do centro comercial e que também estava armado.

“É um bom samaritano e está a colaborar activamente com as autoridades na investigação”, disse o chefe de polícia local, Jim Ison, sobre o homem (cuja identidade não foi revelada) que matou o atirador.

O crime decorreu em Greenwood, a sul de Indianápolis, ao fim da tarde dest domingo.

Relatório Texas

Este tiroteio acontece duas semanas depois de outro tiroteio em Chicago, durante as celebrações do Dia da Independência, e quase dois meses depois do tiroteio numa escola primária no Texas que matou 21 pessoas, 19 delas crianças.

Precisamente sobre esse massacre na escola em Uvalde, foi divulgado um relatório oficial, que aponta para “falhas no sistema” de resposta das autoridades a situações como essa.

As autoridades demoraram demasiado tempo a reagir – recorde-se que estiveram no exterior da escola durante mais de uma hora, enquanto o atirador estava dentro do estabelecimento.

Os quase 400 agentes da polícia presentes no local “deram prioridade à sua própria segurança, falharam ao não dar prioridade às vítimas inocentes“.

Houve falta de liderança, “caos” e decisões erradas no momento.

Os responsáveis pela escola também falharam: as portas de emergência não estavam fechadas como deveriam estar e não foram cumpridos todos os protocolos de segurança obrigatórios.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.