Cientistas identificam um tipo de amigo que é melhor para a nossa saúde mental

Um amigo que seja um bom ouvinte pode ser bem mais importante do que aquilo que pensamos. Um estudo mostra que estimula o crescimento de novos neurónios e aumenta a plasticidade sináptica.

Mais importante do que ter a eloquência para falar fluidamente sobre qualquer assunto, é ter a capacidade de saber ouvir. Ser um bom ouvinte é cada vez mais uma característica apreciada num amigo ou num amante.

Aliás, de acordo com um novo estudo, encontrar alguém disposto a ouvi-lo contar uma história pode ser um verdadeiro impulso para a longevidade.

Investigadores mostram que se deseja construir a sua resiliência cognitiva, rodear-se de pessoas que prestem atenção quando conta histórias ou desabafa é uma excelente estratégia, escreve o portal Inverse.

Os resultados do estudo, publicado este mês na revista científica JAMA Network Open, sugerem que apenas a disposição para ouvir uma pessoa associado a maior resiliência cognitiva. Parece que ter alguém que o oiça ajuda a estimular o crescimento de novos neurónios e aumenta a plasticidade sináptica.

Resumindo, ter alguém que nos oiça pode ajudar o nosso cérebro a continuar a trabalhar e crescer ao longo da vida.

Os investigadores acreditam que certos neurónios envolvidos nos processos cerebrais relacionados com as interações sociais que envolvem atentar a um amigo enquanto ele fala ou desabafa podem produzir aminoácidos que contribuem para a reparação neural.

Descobriram ainda que as pessoas que relataram que os seus amigos e familiares os ouviam como fonte de apoio tinham um risco menor de desenvolver problemas cognitivos relacionados com a idade, como doença de Alzheimer e outras demências.

Ouvir e ter alguém que nos oiça não vai necessariamente fazer com que viva mais, mas pode ajudar a manter o seu cérebro saudável, evitar os efeitos nocivos da idade no cérebro e beneficiar a sua saúde mental a longo prazo.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …

Mudar de telemóvel pode ser um rombo nas poupanças a longo prazo, mais do que se pensa

Especialistas em finanças ouvidos pelo The New York Times consideram que mudar de telemóvel anualmente, dando o dispositivo anterior para retoma (quando este ainda tem um valor elevado), não é uma boa aposta, sobretudo a …

Costa confessa a "enorme frustração pessoal" com a morte da geringonça e admite governar em duodécimos

O debate deixou tudo em águas de bacalhau e nem a esquerda nem o governo dão sinais de ceder. Costa admite que o fim da parceria com o PCP e o Bloco é uma derrota …

Koeman: "O que se passou comigo é um problema social"

Treinador do Barcelona teve dificuldades em sair do Camp Nou, depois de perder frente ao Real Madrid. A contestação à volta de Ronald Koeman em Barcelona já se verifica há algum tempo (começou em alguns momentos …

Mais de 100 mil doentes podem ter covid longa e sobrecarregar o SNS

Com o crescimento do número de pacientes que reportam sintomas de covid prolongada, os especialistas receiam que o Serviço Nacional de Saúde não tenha capacidade de resposta. Segundo avança o Expresso, os directores e coordenadores de …

O serial killer John Wayne Gacy

Vítima de serial killer identificada 40 anos depois através do ADN de um dente

Os restos mortais de Francis Wayne Alexander foram encontrados há mais de 40 anos na casa do infame serial killer John Wayne Gacy. Mas só agora se conseguiu verificar a sua identidade. Segundo conta a cadeia …

Nem Salah, nem Mané: "Vão escrever livros sobre o Firmino"

Elogios públicos de Jürgen Klopp, depois da goleada do Liverpool contra o Manchester United. O Liverpool silenciou Old Trafford ao vencer por 5-0 na casa do rival Manchester United, graças aos golos de Keïta, Diogo Jota …

Psicólogo holandês diz ter vendido "pó suicida" a mais de 100 pacientes

Wim van Dijk não está preocupado com uma possível pena de prisão. A intenção do psicólogo holandês é alimentar o debate sobre a morte assistida. O psicólogo holandês Wim van Dijk disse ter vendido um "pó …

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …