/

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin – um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial.

Foi em 1920 que Leon Theremin, apresentou pela primeira vez um dos instrumentos musicais eletrónicos mais importantes de todos os tempos. Este emite, provavelmente, o som mais facilmente associado aos filmes de ficção científica dos anos 50 e ao álbum “Good Vibrations” dos Beach Boys. Na época a música experimental e de vanguarda estava em ascensão.

Este instrumento marca um antes e um depois na história da música eletrónica. O fundador Robert Mogg começou por construir o seu próprio Theremin e foi assim iniciou a sua empresa nos Estados Unidos – a Mogg.

Segundo o Engadget, o Theremin foi um marco, pois até aos dias de hoje tornou-se num instrumento que possui uma “aura mística” ao seu redor devido a poder ser “tocado sem tocar”.

O Claravox Centennial é um Theremin de alta qualidade que integra décadas de experiência da Moog – a principal empresa fabricante do instrumento no mundo. Pode ser usado por artistas experientes, mas também para amadores. O novo produto da Mogg será uma edição limitada como parte da celebração dos 100 anos, portanto, deverão haver poucos instrumentos no mercado.

Deverá oferecer o circuito do famoso Etherwave Pro, mas com melhorias pois inclui um circuito de atraso analógico integrado com controlo de tempo, dá a possibilidade de ajustar a curva de resposta da calibração de ambas as antenas, saídas para controlo de sistemas modulares e dois modos de interpretação, incluindo o tradicional ou o moderno.

O moderno permite selecionar tabelas de ondas e quantificar a frequência, e o tradicional vai usar osciladores analógicos e sem quantificação. Tudo isso com a capacidade de gravar predefinições com os tons e configurações favoritos dos utilizadores.

O Claravox Centennial está disponível para pré-encomenda a partir de 1499 dólares (cerca de 1270 euros) e espera-se que seja lançado em dezembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.