/

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

Marcelo Camargo / ABr

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos.

As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da próxima semana, testes de autodiagnóstico ao VIH para que possam ser feitos em casa. Segundo o Sol, cada teste custa entre 20 e 25 euros e vai ser também possível comprar os testes através do site da Associação Abraço.

Para fazer o autodiagnóstico basta picar o dedo, recolher três gotas de sangue e o resultado aparece em forma de barras, semelhante aos testes de gravidez. O processo demora apenas 15 minutos.

Se o resultado for positivo, o utente deve contactar a linha SNS 24 para que possa fazer um novo teste de confirmação e ser acompanhado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Apesar de muito fiáveis, não são testes de diagnóstico, mas apenas orientadores para o diagnóstico – que só é possível com recurso aos testes convencionais de laboratório. No caso do VIH, é preciso observar o chamado “período janela”, que é de três meses após a exposição ou contacto.

A vantagem deste método é que, com este modelo que envolve as farmácias e os laboratórios, existe a garantia de que o farmacêutico ou outro profissional de saúde comunica o resultado e encaminha a pessoa para cuidados médicos.

A medida estava prevista desde o ano passado, mas, segundo o matutino, a falta de interesse da indústria farmacêutica atrasou o processo. Agora, uma marca já registou o interesse em comercializar os testes e as farmácias já começaram a fazer encomendas. A Mylan foi, para já, a única marca produtora dos testes que se registou junto do Infarmed para os comercializar em Portugal.

Ao Jornal de Notícias, Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde, afirma que a venda de testes de autodiagnóstico ao VIH é “mais uma alternativa para fazer a deteção, só que esta permite fazer o teste de forma anónima e autónoma“, permitindo chegar a mais cidadãos que de outra forma não fariam o teste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.