Teste negativo passa a ser obrigatório antes de embarque para os Açores

Carlos Luis M C da Cruz / wikimedia

Ilha de Santa Maria, Açores

Os Açores vão passar a exigir um comprovativo de realização de um teste de despiste do novo coronavírus, com resultado negativo, antes do embarque para a região, ao abrigo do Estado de Emergência.

“Os passageiros que pretendam viajar para os Açores, por via aérea, e que sejam provenientes de zonas consideradas, pela Organização Mundial de Saúde, como sendo zonas de transmissão comunitária ativa ou com cadeias de transmissão ativas do vírus SARS-CoV-2, estão obrigados a apresentar, previamente ao embarque, comprovativo, em suporto digital ou de papel, de documento emitido por laboratório, nacional ou internacional, de realização de teste de diagnóstico ao SARS-CoV-2 com resultado negativo”, avançou esta sexta-feira o secretário regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

O governante falava, esta sexta-feira, em Angra do Heroísmo, numa conferência de imprensa de apresentação das medidas deliberadas pelo Conselho de Governo, reunido esta quinta-feira, por videoconferência.

O decreto regional que regulamenta a obrigatoriedade de realização de testes de despiste antes do embarque “foi alvo de articulação prévia com o representante da República para os Açores” e “vigorará enquanto vigorar o Estado de Emergência”.

Os Açores têm atualmente 162 casos positivos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19, dos quais 133 na ilha de São Miguel, 16 na ilha Terceira, oito na ilha de São Jorge, três na ilha do Pico, um na ilha do Faial e um na ilha de Santa Maria.

Estão ativas oito cadeias de transmissão local, três na ilha de São Miguel, duas na Terceira, duas partilhadas entre São Miguel e São Jorge e uma em São Jorge. Desde o início do surto, foram detetados 566 casos, tendo ocorrido 311 recuperações e 16 óbitos.

Açores com mais 16 novos casos

Os Açores registaram 16 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos em São Miguel, na sequência das 1.566 análises realizadas, mantendo-se oito cadeias de transmissão ativas na região.

A informação consta do boletim diário da Autoridade de Saúde dos Açores, explicando que, “no contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada“, foram diagnosticadas nove mulheres, com idades compreendidas entre 6 e 63 anos, e cinco homens, entre 24 e 69 anos.

Nas últimas 24 horas foram ainda detetados dois casos positivos, um deles uma mulher, de 35 anos de idade, “na sequência do surgimento de sintomas”, e um homem, de 52 anos, “no âmbito do rastreio a profissionais de saúde”, casos que, segundo a Autoridade, estão agora em investigação epidemiológica, tendo a Autoridade de Saúde Concelhia encetado os procedimentos inerentes à identificação, testagem e vigilância de contactos próximos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 3.250 pessoas dos 204.664 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.