/

Cientistas descobriram um “tesouro vegetal” com 110 milhões de anos no Brasil

2

(dr) University of Portsmouth

Ao analisar as folhas fossilizadas da planta Welwitschiophyllum, uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu um novo tesouro: o primeiro registo de goma natural fossilizada nas folhas de uma planta com 110 milhões de anos.

Cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriram recentemente um verdadeiro tesouro da natureza. Durante uma análise ambiental no Nordeste brasileiro, os especialistas recolheram várias folhas fossilizadas da planta Welwitschiophyllum, na bacia do rio Araripe, no Ceará, e encontraram três tiras de goma vegetal fossilizada.

Este é o primeiro fóssil de goma vegetal alguma vez registado, segundo o Tech Explorist. A descoberta é muito rara, uma vez que, sem a cobertura resinada, proveniente da fossilização natural com âmbar, é extremamente difícil que este material sobreviva ao processo durante tanto anos.

As propriedades da goma vegetal fazem com que este material possa ser dissolvido em água, ao contrário da resina, uma substância produzida pelas plantas e que tem sido encontrada quer em plantas, quer em sedimentos da antiguidade.

Emily Roberts, investigadora da Universidade de Viena, na Áustria, descobriu o vegetal durante um estudo sobre a relação da folha de Welwitschiophyllum com a africana Welwitschia. No entanto, a equipa interrompeu a análise em curso devido à descoberta surpreendente desta goma vegetal.

“Não podemos fazer suposições. Quando analisamos a goma tínhamos a certeza de que estávamos a confirmar algo que pensávamos que era impossível”, disse a cientista em comunicado. O material foi recolhido para análise e, principalmente, para avaliar como é que se conseguiu manter durante tanto tempo, mesmo com a presença de água.

“Esta nova descoberta abriu os nossos olhos para o facto de outros vegetais químicos poderem ser preservados“, acrescentou Emily Roberts.

De acordo com o estudo, publicado recentemente na Scientific Reports, a Welwitschiophyllum é considerada uma das plantas mais antigas e enigmáticas do mundo. Esta planta cresce há, pelo menos, 110 milhões de anos no Brasil.

ZAP //

2 Comments

    • Os BR e a psicose do roubo pelos outros…. mas roubam-se internamente, o país é uma miséria… mas o problema é os outros sempre! Iiiiish
      Curem-se!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.