/

Tesla regista novo recorde de vendas. Redução de preços continua a resultar

1

A descida dos preços parece continuar a surtir efeito. A Tesla registou um novo recorde de entregas, no segundo trimestre deste ano.

A Tesla bateu o recorde de vendas, pelo segundo trimestre consecutivo.

Os números foram avançados pela Reuters, que diz que a fabricante norte-americana de veículos elétricos superou as estimativas de mercado.

A empresa de Elon Musk tem vindo a aplicar uma política de descontos, nos últimos tempos.

No primeiro trimestre deste ano, a Tesla já tinha batido o recorde de vendas. Janeiro, Fevereiro e Março tinham sido, até então, os melhores três meses de sempre.

Depois das sucessivas reduções de preços, a empresa de Elon Musk registou um aumento de 36% nas vendas do primeiro trimestre de 2023. Foram vendidos 422 875 veículos.

Agora, esse número foi superado. Os dados do segundo trimestre revelam que a Tesla entregou mais de 466 mil veículos entre abril e junho.

Conta a Reuters que os especialistas esperavam que a Tesla entregasse, em média, 445 mil veículos. A estimativa mais alta, de acordo com nove analistas consultados pela Refinitiv, apontava para os 450 mil.

Após os resultados promissores do primeiro semestre o analista da JP Morgan Chase, Ryan Brinkman, disse, citado pela Insider, que a redução de preços estava a ser, até então, uma estratégia vencedora.

No entanto, o analista deixou o aviso de que a empresa vai ter de manter o ritmo, para conseguir ter lucro, no final do ano. Até agora a meta está a ser cumprida.

“Notamos que uma resposta de demanda de +20% parece necessária para compensar o impacto de uma redução de preço de -10%”, disse o especialista, no início de abril.

O objetivo para 2023 é duplicar a produção relativamente ao ano passado e chegar aos 2 milhões de carros fabricados.

A Tesla anunciou que a produção total no segundo trimestre aumentou 85,5% face ao período homólogo de 2022. Foram fabricados perto de 480 mil carros.

A empresa produziu mais 13 560 veículos do que aqueles que entregou, embora a diferença tenha diminuído de 17 933 no primeiro trimestre, em que foram produzidos perto de 441 mil.

No segundo trimestre do ano passado, a Tesla tinha vendido apenas 254 695 carros.

Na China, onde a Tesla tem o seu segundo maior mercado e apesar do crescimento do país no setor da eletrificação, espera-se que a empresa volte a atingir um recorde de vendas.

A BYD, líder do mercado de automóveis elétricos da China, está a começar a dar os primeiros passos na Europa e também já chegou a Portugal.

No início deste ano, a Tesla aplicou uma redução de preços de 20%, a nível global, visando combater e recuperar o declínio da procura.

Em 2022, a empresa de Elon Musk ficou aquém das estimativas de vendas da bolsa norte-americana.

O valor de mercado da Tesla era 2,6 vezes maior no final de 2021 do que no final de 2022. Caiu de 1.1 bilião de euros para 415 mil milhões de euros.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

  1. O problema da descida de preços não está no curto prazo mas sim no médio e longo prazo. Descer é fácil. Subir é difícil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.