Onde está o Tesla que Musk enviou para o espaço há cinco anos?

Elon Musk / Instagram

Space X

Starman ao volante de um Tesla Red Roadster a caminho de Marte

A 06 de fevereiro de 2018, a Space X lançou no espaço um Tesla e um manequim vestido com roupas espaciais.

Cinco anos depois, onde estão o veículo e o manequim, que viajaram para o espaço a bordo do foguetão Falcon Heavy?

Em 2018, o foguetão Falcon Heavy ainda estava em desenvolvimento e a Space X precisava de uma carga útil para o testar. O carro e o manequim – designado por Starman – foram então enviados para o espaço, lembrou o Interesting Engineering.

O diretor executivo da Space X, Elon Musk, tinha dito na altura que a taxa de sucesso do lançamento foi de 50%. Este, porém, decorreu sem problemas.

De acordo com o website whereisroadster.com, que tem acompanhado a carga desde o dia de lançamento, o carro está a viajar numa órbita oblonga que, na sua proximidade, chega à órbita da Terra e vai até à órbita de Marte.

Na segunda-feira, o veículo intersetou a órbita de Marte. De acordo com a NASA, só em 2035 é que o Tesla e o seu ocupante se aproximarão do planeta vermelho e somente entre 2047 e 2050 se aproximarão novamente da Terra.

Os investigadores tentaram estimar a probabilidade de o carro colidir com o nosso planeta. Segundo um artigo não revisto pelos pares, há uma probabilidade de 22% de que nos próximos 15 milhões de anos o automóvel venha a cair. Provavelmente, o veículo irá arder na atmosfera sem causar muitos danos.

Até agora, o veículo já percorreu mais de 4 mil milhões de quilómetros no espaço. Isso é 70.000 vezes a distância para qual a garantia da Tesla é válida e o equivalente a conduzir todas as estradas do mundo 63 vezes, revelou ainda o website.

O manequim foi equipado com dois auscultadores, um em cada ouvido. Num deles passava a canção “Space Odity”, que, caso a bateria do Tesla ainda esteja a funcionar, já terá tocado 500.000 vezes. No outro ouvido passava a “Is There Life in Mars”, que pode já ter tocado 670.000 vezes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.