Terramotos em Marte podem ser a chave para vida microbiológica

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

Uma equipa de cientistas afirma que os terramotos marcianos podem produzir a quantidade de hidrogénio necessária para existência de vida microbiológica em Marte.

Os cientistas analisaram formações rochosas nas Ilhas Ocidentais, na Escócia, e descobriram que as rochas formadas pela trituração de outras rochas durante terramotos são ricas em hidrogénio – algo que sugere que a atividade sísmica semelhante em Marte pode também produzir hidrogénio suficiente para suportar a vida.

“Os terramotos causam atrito, e nossa análise demonstrou que isso cria hidrogénio”, afirmou John Parnell, um dos autores do estudo.

O estudo, publicado na Astrobiology, sugere que esse hidrogénio produzido durante os terramotos é suficiente para apoiar o crescimento de microrganismos através de falhas ativas.

Segundo o geólogo Sean McMahon, autor principal do estudo, embora os seres humanos e os outros animais obtenham energia a partir da reação entre o oxigénio e o açúcar, as bactérias utilizam uma grande variedade de reações alternativas para tal.

A oxidação do gás hidrogénio, por exemplo, gera energia suficiente para as bactérias na sub-superfície da Terra – que se alimentam do próprio gás produzido.

Apesar de não se observarem muitos sismos em Marte, os investigadores acreditam que um terramoto no planeta vermelho poderia produzir hidrogénio suficiente para apoiar as pequenas populações de microrganismos, pelo menos por curtos períodos de tempo.

“A melhor maneira de encontrar provas de vida em Marte pode ser ao examinar rochas e minerais que se formaram nas profundezas do subsolo através de falhas, e que mais tarde vieram à superfície devido à erosão”, afirmou McMahon.

A NASA vai enviar a sonda InSight para Marte em 2018, uma missão que irá ajudar os cientistas a desvendar os mistérios dos terramotos em Marte e analisar se o hidrogénio produzido é, realmente, suficiente para criar vida nas profundezas do planeta vermelho.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …