Terramotos em Marte podem ser a chave para vida microbiológica

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

Uma equipa de cientistas afirma que os terramotos marcianos podem produzir a quantidade de hidrogénio necessária para existência de vida microbiológica em Marte.

Os cientistas analisaram formações rochosas nas Ilhas Ocidentais, na Escócia, e descobriram que as rochas formadas pela trituração de outras rochas durante terramotos são ricas em hidrogénio – algo que sugere que a atividade sísmica semelhante em Marte pode também produzir hidrogénio suficiente para suportar a vida.

“Os terramotos causam atrito, e nossa análise demonstrou que isso cria hidrogénio”, afirmou John Parnell, um dos autores do estudo.

O estudo, publicado na Astrobiology, sugere que esse hidrogénio produzido durante os terramotos é suficiente para apoiar o crescimento de microrganismos através de falhas ativas.

Segundo o geólogo Sean McMahon, autor principal do estudo, embora os seres humanos e os outros animais obtenham energia a partir da reação entre o oxigénio e o açúcar, as bactérias utilizam uma grande variedade de reações alternativas para tal.

A oxidação do gás hidrogénio, por exemplo, gera energia suficiente para as bactérias na sub-superfície da Terra – que se alimentam do próprio gás produzido.

Apesar de não se observarem muitos sismos em Marte, os investigadores acreditam que um terramoto no planeta vermelho poderia produzir hidrogénio suficiente para apoiar as pequenas populações de microrganismos, pelo menos por curtos períodos de tempo.

“A melhor maneira de encontrar provas de vida em Marte pode ser ao examinar rochas e minerais que se formaram nas profundezas do subsolo através de falhas, e que mais tarde vieram à superfície devido à erosão”, afirmou McMahon.

A NASA vai enviar a sonda InSight para Marte em 2018, uma missão que irá ajudar os cientistas a desvendar os mistérios dos terramotos em Marte e analisar se o hidrogénio produzido é, realmente, suficiente para criar vida nas profundezas do planeta vermelho.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …