Terramotos em Marte podem ser a chave para vida microbiológica

NASA / Goddard Space Flight Center / Wikimedia

Uma equipa de cientistas afirma que os terramotos marcianos podem produzir a quantidade de hidrogénio necessária para existência de vida microbiológica em Marte.

Os cientistas analisaram formações rochosas nas Ilhas Ocidentais, na Escócia, e descobriram que as rochas formadas pela trituração de outras rochas durante terramotos são ricas em hidrogénio – algo que sugere que a atividade sísmica semelhante em Marte pode também produzir hidrogénio suficiente para suportar a vida.

“Os terramotos causam atrito, e nossa análise demonstrou que isso cria hidrogénio”, afirmou John Parnell, um dos autores do estudo.

O estudo, publicado na Astrobiology, sugere que esse hidrogénio produzido durante os terramotos é suficiente para apoiar o crescimento de microrganismos através de falhas ativas.

Segundo o geólogo Sean McMahon, autor principal do estudo, embora os seres humanos e os outros animais obtenham energia a partir da reação entre o oxigénio e o açúcar, as bactérias utilizam uma grande variedade de reações alternativas para tal.

A oxidação do gás hidrogénio, por exemplo, gera energia suficiente para as bactérias na sub-superfície da Terra – que se alimentam do próprio gás produzido.

Apesar de não se observarem muitos sismos em Marte, os investigadores acreditam que um terramoto no planeta vermelho poderia produzir hidrogénio suficiente para apoiar as pequenas populações de microrganismos, pelo menos por curtos períodos de tempo.

“A melhor maneira de encontrar provas de vida em Marte pode ser ao examinar rochas e minerais que se formaram nas profundezas do subsolo através de falhas, e que mais tarde vieram à superfície devido à erosão”, afirmou McMahon.

A NASA vai enviar a sonda InSight para Marte em 2018, uma missão que irá ajudar os cientistas a desvendar os mistérios dos terramotos em Marte e analisar se o hidrogénio produzido é, realmente, suficiente para criar vida nas profundezas do planeta vermelho.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …