Terramotos deixam cerca de 8.500 pessoas desalojadas em Porto Rico

STR / EPA

Cerca de 8.500 pessoas ficaram desalojadas na sequência dos terramotos que atingiram Porto Rico na última semana, informou na terça-feira o secretário de Estado daquele território incorporado nos Estados Unidos (EUA), Elmer Román.

De acordo com o comunicado emitido pelo governante, citado pela agência Efe, o número total de desalojados é de 8.460, dos quais 3.939 foram acolhidos em 12 instalações administradas pelo Departamento da Habitação, noticiou a agência Lusa.

Os restantes 4.521 habitantes desalojados foram acolhidos em 30 centros também administrados por este departamento e que incluem infraestruturas municipais e de organizações sem fins lucrativos.

Elmer Román detalhou que 134 idosos e 26 menores estão sob tutela do Departamento da Família de Porto Rico. O secretário de Estado sublinhou também que 99% dos clientes da Autoridade de Energia Elétrica já dispõem de serviço elétrico e que 98,7% dos clientes da Autoridade de Aquedutos e Esgotos também já têm acesso à água.

A Guarda Nacional de Porto Rico estabeleceu na terça-feira cinco acampamentos para substituir os acampamentos informais que os cidadãos desalojados criaram junto às áreas onde viviam. Estes acampamentos foram posicionados nos municípios de Guánica, Yauco, Guayanilla, Ponce e Peñuelas.

O Governo de Porto Rico espera agora a maior contribuição possível das autoridades federais norte-americanas para fazer face aos danos materiais de pelo menos 110 milhões de dólares (mais de 98 milhões de euros).

Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu Porto Rico, em 07 de janeiro. O Serviço Geológico dos EUA informou que o sismo atingiu o sul da ilha a uma profundidade de 10 quilómetros. Embora as autoridades não tenham emitido um alerta de ‘tsunami’, o centro de informação de ‘tsunamis’ do Pacífico avisou que havia essa possibilidade.

Um dia antes, um sismo de 5,8 destruiu cinco casas na cidade costeira de Guánica, no sudoeste, e danificou dezenas de outras. O abalo causou ainda pequenos deslizamentos de terra e cortes de energia.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10), acrescentou a Lusa.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Navalny tem alta de hospital na Alemanha

“O estado de saúde do paciente melhorou tanto que o tratamento médico foi interrompido”, disse o hospital num comunicado. “Os médicos consideram que uma recuperação total é possível”, referiu a nota, mas médicos sublinham que, …

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …