Terramotos deixam cerca de 8.500 pessoas desalojadas em Porto Rico

STR / EPA

Cerca de 8.500 pessoas ficaram desalojadas na sequência dos terramotos que atingiram Porto Rico na última semana, informou na terça-feira o secretário de Estado daquele território incorporado nos Estados Unidos (EUA), Elmer Román.

De acordo com o comunicado emitido pelo governante, citado pela agência Efe, o número total de desalojados é de 8.460, dos quais 3.939 foram acolhidos em 12 instalações administradas pelo Departamento da Habitação, noticiou a agência Lusa.

Os restantes 4.521 habitantes desalojados foram acolhidos em 30 centros também administrados por este departamento e que incluem infraestruturas municipais e de organizações sem fins lucrativos.

Elmer Román detalhou que 134 idosos e 26 menores estão sob tutela do Departamento da Família de Porto Rico. O secretário de Estado sublinhou também que 99% dos clientes da Autoridade de Energia Elétrica já dispõem de serviço elétrico e que 98,7% dos clientes da Autoridade de Aquedutos e Esgotos também já têm acesso à água.

A Guarda Nacional de Porto Rico estabeleceu na terça-feira cinco acampamentos para substituir os acampamentos informais que os cidadãos desalojados criaram junto às áreas onde viviam. Estes acampamentos foram posicionados nos municípios de Guánica, Yauco, Guayanilla, Ponce e Peñuelas.

O Governo de Porto Rico espera agora a maior contribuição possível das autoridades federais norte-americanas para fazer face aos danos materiais de pelo menos 110 milhões de dólares (mais de 98 milhões de euros).

Um sismo de magnitude 6,6 na escala de Richter atingiu Porto Rico, em 07 de janeiro. O Serviço Geológico dos EUA informou que o sismo atingiu o sul da ilha a uma profundidade de 10 quilómetros. Embora as autoridades não tenham emitido um alerta de ‘tsunami’, o centro de informação de ‘tsunamis’ do Pacífico avisou que havia essa possibilidade.

Um dia antes, um sismo de 5,8 destruiu cinco casas na cidade costeira de Guánica, no sudoeste, e danificou dezenas de outras. O abalo causou ainda pequenos deslizamentos de terra e cortes de energia.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10), acrescentou a Lusa.

ZAP Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Brueckner absolvido de suspeitas no caso da "Maddie alemã"

Christian Brueckner foi absolvido das suspeitas que recaíam sobre si no caso do desaparecimento de Inga Gehricke, conhecida como a "Maddie alemã".  O The Sun avança, esta quarta-feira, que Christian Brueckner, suspeito do rapto de Madeleine …

Carlos Moedas é o candidato do PSD a Lisboa

Rui Rio está reunido com Carlos Moedas, ao final da tarde desta quinta-feira. Em cima da mesa está a corrida autárquica e a aposta no antigo comissário europeu para derrubar Fernando Medina da Câmara Municipal …

"Acabou-se o amor e as versões alteraram-se." Maria e Mariana julgadas pela morte de Diogo Gonçalves

O Tribunal de Portimão começou, esta quarta-feira, a julgar duas mulheres suspeitas de terem matado um jovem, em março do ano passado, no Algarve. As arguidas - uma enfermeira e uma segurança - estão acusadas pelo …

Dois anos depois, primeiro produto de canábis chega às farmácias em abril

Dois anos depois de aprovada a lei, as farmácias portuguesas já receberam "luz verde" para começar a vender o primeiro produto de canábis a partir de abril. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

"Sucesso completo". China declara (outra vez) que erradicou a pobreza extrema

O Presidente da China, Xi Jinping, declarou esta quinta-feira oficialmente que o país concluiu a "árdua tarefa" de erradicar a pobreza extrema, apontando que 98,99 milhões de pessoas saíram daquela condição nos últimos oito anos. "Hoje, …

Relatório acusa príncipe saudita de aprovar a morte de Khashoggi

Um relatório da inteligência norte-americana conclui que o príncipe herdeiro saudita aprovou o assassínio do jornalista Jamal Khashoggi, em 2018. O príncipe herdeiro e governante da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, aprovou o assassínio em 2018 …

Venda de barragens. Terra de Miranda acusa EDP de fraude fiscal

O Movimento Cultural da Terra de Miranda suspeita que o negócio das barragens da EDP foi arquitetado de forma a escapar ao pagamento de impostos. Em causa está o pagamento de 110 milhões de euros …

Entre acusações a um Governo "incompetente" que "saiu do armário", foi aprovado o estado de emergência até 16 de março

Esta quinta-feira foi aprovada, na Assembleia da República, a renovação do estado de emergência até 16 de março. O decreto passou com votos a favor do PS, PSD, CDS, PAN e deputada não inscrita Cristina …

Alterações climáticas geram mais de 12 mil milhões de euros de perdas anuais na UE

Na apresentação da nova estratégia de Bruxelas para fazer face à crise ambiental, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou que o combate às alterações climáticas já não passa apenas pela redução das …

Finalizada vacina da Moderna para combater variante sul-africana da covid-19

A vacina da Moderna, alterada para combater também a variante sul-africana da covid-19, está pronta e foi enviada, na quarta-feira, a vários institutos de saúde norte-americanos para o início dos testes clínicos. Como lembrou a TSF, …