Terrace Male, o último leão do deserto, abatido por desconhecidos na Namíbia

Desert Lion Project

Terrace Male, o último leão do deserto

Terrace Male, o último leão do deserto

Um raro leão do deserto, conhecido por percorrer grandes distâncias na envolvência do rio Cunene, entre Angola e a Namíbia, foi abatido por desconhecidos, informou hoje à Lusa fonte do Desert Lion Project, que o monitorizava.

Tido como um exemplar único e ameaçado, o animal, de sete anos, terá sido morto a tiro a 24 de agosto, junto à localidade namibiana de Tomakas, na província de Kunene, a cerca de cem quilómetros da fronteira com a província angolana do Namibe.

Segundo informação da organização Desert Lion Project, que monitorizava o comportamento do felino via satélite, através de uma coleira que lhe tinha sido colocada há dois anos, as leoas que o acompanhavam colocaram-se em fuga, dividindo-se, possivelmente “perturbadas”.

O colar-satélite que o animal, baptizado originalmente de Terrace Male, transportava foi encontrado, queimado, a cerca de cem metros da sua carcaça, com os ambientalistas a denunciarem uma tentativa de ocultar as provas do seu abate.

Desert Lion Project

O Terrace Male jaz morto

Terrace Male jaz morto

“Este é um desenvolvimento lamentável”, admitiu fonte da Desert Lion Project, recordando a “valiosa informação” que a monitorização deste leão permitiu recolher e admitindo “preocupação” com a conservação de outros animais em perigo nesta região praticamente desértica.

“Foi um leão notável. Com a ajuda das novas tecnologias tivemos uma janela de oportunidade para aprender uma vasta informação sobre como estes leões vivem num ambiente extremo”, reconhece a organização.

Durante os 762 dias em que o seu comportamento foi monitorizado, este leão percorreu uma área superior a 40 quilómetros quadrados, entre o norte da Namíbia e o sul de Angola. Viajou neste período quase 13.000 quilómetros e por dia chegava a percorrer entre 50 a 70 quilómetros.

“Estas estatísticas excederam todos os registos conhecidos no movimento de leões em África, por uma margem significativa”, remata a informação da Desert Lion Project.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Triste demais, para quem adora a natureza, é chocante, não consigo saber o porquê desta atitudes, é diabólico, matar por prazer e ainda por cima espécies em vias de extinção, penso que neste caso são os locais pois como não querem trabalho e são indiferentes a este continente grandioso que se chama áfrica, fazem isto porque são esterco, apenas isso.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …