Escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira que o Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, está já fase de construção e estará concluído em 2021.
De acordo com o matutino, que avança a notícia esta segunda-feira, o Intermodal, prometido à cidade do Porto há 16 anos, visa mudar o funcionamento dos transportes na cidade e conta com um investimento de 12,7 milhões de euros.
O projeto, conta o diário na sua edição impressa, tem como objetivo albergar no mesmo espaço comboios – suburbanos e de longo curso -, metro, rede de autocarros (STCP) e ainda os autocarros de serviço intermunicipal e regionais.
As obras, que abrangem cerca de 24 mil metros quadrados, estão já em curso e estarão concluídas dentro de dois anos. A infraestrutura poderá ser a solução para alguns problemas que o Porto tem sentido no que toca a transportes públicos.
Em causa estarão problemas como a distância entre paragens, bem como as diferentes empresas que operam na cidade. O Terminal Intermodal de Campanhã pode agregar no mesmo espaço todos estes serviços.
Além de toda a oferta de transportes público, o espaço terá ainda um parque de estacionamento com cerca de 230 lugares, bem como um terminal de camionagem, uma estação de serviço, 20 lugares para largada de passageiros e um parque para 100 bicicletas, englobando ainda espaço para táxis.
O piso superior da obra terá uma cobertura verde com cerca de 4,6 hectares.
Em junho passado, de acordo com o jornal Público, o Tribunal de Contas deu luz verde ao projeto, que vinha já a ser prometido desde 2003. Segundo o município, o aval do TdC era a peça que faltava para que as obras arrancassem.
A obra conta com o projeto de Nuno Brandão Costa.
Muito gostava poder acreditar nesta promessa bem antiga!