Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado. Tribunal diz que há falta de provas

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Teresa Guilherme perdeu a ação cível que interpôs contra o ex-líder do BES, Ricardo Salgado, em 2016. É a segunda vez que Ricardo Salgado é absolvido no processo interposto pela apresentadora.

Em declarações ao Correio da Manhã, a apresentadora disse ainda não ter tomado a decisão sobre se vai ou não recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa, mas afirmou que “o julgamento começou, e um dia depois a sentença saiu e ele foi absolvido. Recorrer para quê?”

A apresentadora reclamava uma indemnização por ter sido uma das lesadas do banco ao perder 2,3 milhões de euros, que tinha investido em papel comercial do GES.

A sentença do Tribunal Cível de Lisboa data de 12 de setembro, um dia depois da audiência prévia do julgamento. Também o Haitong Bank (ex-BESI) e a Gnb – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento foram absolvidos. Na ação cível, a apresentadora alegava que são responsáveis por “um enriquecimento ilegítimo através de um esquema fraudulento de financiamento [do Grupo Espírito Santo]”. O tribunal considerou a ação de Teresa Guilherme “totalmente improcedente, por não provada“.

Teresa Guilherme disse, quando o caso começou a ser julgado, que não já não esperava recuperar todo o dinheiro, mas sim que se fizesse justiça.“Estas coisas demoram tanto que às vezes sentimo-nos cansados. Pensei várias vezes em desistir do processo, mas não me sentiria bem comigo própria. É uma questão de princípio. São poupanças de uma vida inteira de trabalho“.

“Ricardo Salgado e outros passeiam, passam férias como se nada fosse. Parece que nada aconteceu. Isso não é justo para quem entregou as poupanças, o dinheiro de anos e anos de trabalho”, sublinha a apresentadora.

Esta é a segunda vez que Ricardo Salgado, e os restantes réus, são absolvidos neste processo. Em junho de 2018 o tribunal já tinha considerado este pedido improcedente. Na altura, Teresa Guilherme recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa, onde ganhou. A ação regressou ao tribunal de primeira instância e o banqueiro voltou a ser absolvido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …