//

Teresa Guilherme perde ação contra Ricardo Salgado. Tribunal diz que há falta de provas

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Teresa Guilherme perdeu a ação cível que interpôs contra o ex-líder do BES, Ricardo Salgado, em 2016. É a segunda vez que Ricardo Salgado é absolvido no processo interposto pela apresentadora.

Em declarações ao Correio da Manhã, a apresentadora disse ainda não ter tomado a decisão sobre se vai ou não recorrer para o Tribunal da Relação de Lisboa, mas afirmou que “o julgamento começou, e um dia depois a sentença saiu e ele foi absolvido. Recorrer para quê?”

A apresentadora reclamava uma indemnização por ter sido uma das lesadas do banco ao perder 2,3 milhões de euros, que tinha investido em papel comercial do GES.

A sentença do Tribunal Cível de Lisboa data de 12 de setembro, um dia depois da audiência prévia do julgamento. Também o Haitong Bank (ex-BESI) e a Gnb – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento foram absolvidos. Na ação cível, a apresentadora alegava que são responsáveis por “um enriquecimento ilegítimo através de um esquema fraudulento de financiamento [do Grupo Espírito Santo]”. O tribunal considerou a ação de Teresa Guilherme “totalmente improcedente, por não provada“.

Teresa Guilherme disse, quando o caso começou a ser julgado, que não já não esperava recuperar todo o dinheiro, mas sim que se fizesse justiça.“Estas coisas demoram tanto que às vezes sentimo-nos cansados. Pensei várias vezes em desistir do processo, mas não me sentiria bem comigo própria. É uma questão de princípio. São poupanças de uma vida inteira de trabalho“.

“Ricardo Salgado e outros passeiam, passam férias como se nada fosse. Parece que nada aconteceu. Isso não é justo para quem entregou as poupanças, o dinheiro de anos e anos de trabalho”, sublinha a apresentadora.

Esta é a segunda vez que Ricardo Salgado, e os restantes réus, são absolvidos neste processo. Em junho de 2018 o tribunal já tinha considerado este pedido improcedente. Na altura, Teresa Guilherme recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa, onde ganhou. A ação regressou ao tribunal de primeira instância e o banqueiro voltou a ser absolvido.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.