Está provado: a teoria da gravidade de Einstein é válida noutras galáxias

Donkey Hotey / Flickr

Einstein por Donkey Hotey

Astrónomos provaram que a teoria da gravidade de Einstein é válida também em galáxias “vizinhas” da Via Láctea, ao realizarem pela primeira vez um teste preciso sobre a gravidade fora do Sistema Solar.

Para fazer este teste, a uma grande escala astronómica, uma equipa de investigadores da universidade britânica de Portsmouth usou uma galáxia próxima da Terra como lente gravitacional.

Previstas na Teoria da Relatividade Geral do físico Albert Einstein (1879-1955) antes de serem observadas com telescópios, as lentes gravitacionais formam-se devido a uma distorção no espaço-tempo causada por um corpo de grande massa (como uma galáxia) entre um outro corpo e o observador.

Em 1915, Einstein propôs a Teoria da Relatividade Geral para explicar como a gravidade funciona. Desde então, a teoria foi comprovada numa série de testes de alta precisão, mas apenas no Sistema Solar. A galáxia estudada pelos astrónomos, a ESO325-G004, está entre as lentes gravitacionais mais próximas, a 500 milhões de anos-luz da Terra.

No seu trabalho, divulgado esta sexta-feira na revista científica Science, o grupo de investigadores utilizou dados fornecidos por observações realizadas com o telescópio espacial Hubble e o telescópio terrestre VLT, no Chile.

A partir dos dados do VLT (Very Large Telescope) foi medida a rapidez com que as estrelas se moviam na galáxia, para depois ser inferida a quantidade de massa na galáxia para manter as estrelas em órbita.

Posteriormente, os astrónomos compararam a massa da ESO325-G004 com as imagens de lente gravitacional observadas com o Hubble, comprovando a Teoria da Relatividade Geral com 9% de precisão, refere em comunicado a Universidade de Portsmouth.

Apesar da pouca percentagem, para o coordenador do estudo, Thomas Collett, trata-se do “teste extrassolar mais preciso até hoje da relatividade geral, a partir de uma só galáxia”. A Teoria da Relatividade Geral prevê que corpos de grande massa como galáxias deformam o espaço-tempo, o que significa, segundo o investigador, que quando a luz passa próxima de outra galáxia a sua trajetória é desviada.

Se duas galáxias estão alinhadas no campo de visão do observador, tal pode dar origem ao fenómeno conhecido como lente gravitacional forte, em que se veem múltiplas imagens de fundo de uma galáxia, adiantou o astrónomo.

“Se soubermos a massa da galáxia em primeiro plano, então o que separa as várias imagens diz-nos se a relatividade geral é a teoria correta da gravidade em escalas galácticas”, afirmou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …