“Satisfaz o ego, mas vai ter custos”. Teodora Cardoso acha que Centeno não devia ter ido logo para o BdP

CFP

Teodora Cardoso, ex-presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP)

A ex-presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) deu uma entrevista na qual abordou vários temas, desde a crise económica desencadeada pela pandemia à saída do ex-ministro das Finanças para o Banco de Portugal. 

Em entrevista ao jornal online ECO, a agora ex-presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, criticou a ida direta de Mário Centeno do Ministério das Finanças para o Banco de Portugal.

“Em teoria, não havia nada que impedisse, mas, neste caso, penso que teria sido de bom senso, e em particular do próprio Mário Centeno – tenho grande estima por ele, embora ele agora não acredite nisso porque não gosta que o critiquem – não ter feito esta evolução”.

A economista, que esteve no banco central durante duas décadas, considera que o cargo pode “satisfazer o ego, mas vai ter custos” e teme que, apesar das “grandes qualidades” do ex-ministro, a independência do BdP esteja em causa.

“Ele tinha aquela vontade e deixou-se levar por isso, mas não é bom nem para ele nem para o Banco de Portugal”, declarou Teodora Cardoso, acrescentando que Centeno tinha “outras alternativas”.

Na mesma entrevista, a economista, que foi a primeira mulher a chegar à administração do BdP, também abordou a crise económica desencadeada pela pandemia de covid-19, reforçando a ideia de que é preciso evitar que as empresas fiquem “completamente dependentes do crédito bancário” e a “importância da recapitalização”.

“No início, muitas empresas ainda tinham alguma reserva que lhes permitiu suportar aquele primeiro impacto. Mas agora, sobretudo nas pequenas e micro empresas, que é o que temos mais, essa reserva já não existe”, observou ao ECO.

A ex-presidente do CFP não tem dúvidas de que não vai haver um crescimento forte em 2021 e considerou ainda que o Orçamento do Estado para este ano foi um “espetáculo triste”.

O OE 2021 não previu nada. Ou melhor, previu que realmente era previsto que a muito curto prazo era preciso gastar à vontade e depois logo se vê. Este Orçamento foi um espetáculo triste. Aquela aprovação na especialidade, com não sei quantas mil alterações, tiveram de estar a aprovar medidas que nem devem ter tido tempo para ler. Isto numa situação crítica que em termos de economia e orçamentais é de facto muito grave.”.

Questionada pelo ECO sobre a situação da TAP, Teodora Cardoso disse ter “muitas dúvidas” sobre se valeu a pena salvar a companhia aérea. A economista considerou que o sucesso do turismo em Portugal se deveu mais às low cost do que à transportadora nacional e teme que o Governo de António Costa tenha em mãos um dossier que vai sair “muito caro” e com “resultados no mínimo duvidosos”.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta venerável senhora agarra-se à economia como se fosse uma ciência exata. Apesar da profusão dos algoritmos e da matemática na economia esta não é uma ciência exata. Se a tomarmos dessa maneira em lugar de ajudar, atrapalha.

RESPONDER

Governo admite retomar apoio que paga até dois salários mínimos após lay-off simplificado

Na reunião de concertação social desta quarta-feira, o Governo mostrou-se disponível para recuperar o Incentivo Extraordinário à Normalização da Atividade que atribui um apoio até dois salários mínimos por trabalhador após o lay-off simplificado.  O jornal …

20 anos da tragédia de Entre-os-Rios. Marcelo recorda "um momento difícil que marcou a história de Portugal"

Há 20 anos, a 4 de março de 2001, a Ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, caiu e arrastou para o Douro três carros e um autocarro. Não houve sobreviventes e …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

"A gratidão não prescreve". Marcelo quer condecorar todos os militares do 25 de Abril até 2024

Até aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar todos os militares envolvidos na conspiração que levou à queda da ditadura. Na sexta-feira passada, o …

DGS considera que quem esteve infetado só precisa de uma dose da vacina

A recomendação ainda pode vir a ser alterada, mas a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que quem esteve infetado com o vírus SARS-CoV-2 só necessita de uma dose da vacina. Uma fonte oficial do organismo disse …

Oposição une-se e aprova alargamento do apoio a mais pais em teletrabalho

O Parlamento aprovou esta quarta-feira oo alargamento do apoio à família a mais pais em teletrabalho, com os votos a favor do PCP, BE, PSD, CDS e Chega. PS e Iniciativa Liberal abstiveram-se. Na sua forma original, …

Cientistas conseguiram ler uma carta dobrada com 300 anos - sem sequer a abrir

Uma equipa de cientistas conseguiu ler uma carta secreta do século XVII sem sequer a abrir, graças a um algoritmo de nivelamento computacional automatizado. Um scanner de raios-X, usado normalmente em pesquisas odontológicas, permitiu a uma …

Lacerda Machado e Esmeralda Dourado demitem-se da TAP

Diogo Lacerda Machado, Esmeralda Dourado e Trey Urbahn demitiram-se, no início desta semana, do Conselho de Administração da TAP. A notícia foi inicialmente avançada pelo jornal online ECO, esta quarta-feira, que, além de Diogo Lacerda Machado, referiu …

Graça Freitas admite possibilidade de nova vaga em Portugal (e reconhece que pensou em desistir)

Em entrevista à RTP 3, a diretora-geral da Saúde lamentou os "números açambarcadores" de mais de 16 mil mortos e 800 mil casos associados à covid-19, em especial o drama vivido no último mês de …

Observatório no Havai capta dois fenómenos atmosféricos raros

Os "sprites" (raios) e "blue jets" (jatos azuis) são fenómenos atmosféricos muito fugazes. Conseguir uma fotografia dos dois, em simultâneo, é um feito raro. A fotografia foi tirada por uma das "cloud cams" do Observatório Gemini, …