Sente a tentação de trair o seu parceiro? Há uma forma de o evitar

A pesquisa concluiu que colocar-se no lugar do seu parceiro é a melhor forma de acabar com a tentação de trair.

É um problema comum em muitas relações, especialmente nas mais longas. Quando a monotonia se torna rotina, a tentação de trair é difícil de resistir para muitas pessoas. Mas um novo estudo publicado na Journal of Sex Research descobriu um método simples de manter a fidelidade.

A pesquisa recrutou 408 pessoas — 213 mulheres israelitas e 195 homens israelitas — entre os 20 e os 47 anos. Todos os voluntários estavam numa relação monógama e heterossexual há pelo menos quatro meses.

Os participantes fizeram três experiências onde avaliaram ou pensaram sobre estranhos que consideram atraentes, tendo ou não em conta a perspetiva do seu parceiro, relata o IFLScience.

As reações dos voluntários foram registadas e o seu interesse nos estranhos atraentes foi avaliado por psicólogos. Quando se colocam no lugar do seu parceiro, os indivíduos relatam menos interesse sexual e romântico nos estranhos e mostraram níveis mais altos de compromisso e desejo pelos seus atuais parceiros.

“Estas descobertas sugerem que assumir a perspetiva do parceiro desencoraja o envolvimento em comportamentos que podem prejudicar os parceiros e prejudicar o relacionamento com eles”, escrevem os autores do estudo.

Os cientistas acreditam assim que a chave para a fidelidade nas relações para quem está a ponderar saltar a cerca é simplesmente imaginar como o seu parceiro se sentiria. Os autores acreditam que esta estratégia melhora a satisfação de ambas as partes ao encorajar a empatia e a comunicação.

“As pessoas invariavelmente sentem-se mais compreendidas e isso facilita a resolução de divergências, a ajuda adequada, mas não intrusiva, e o a partilha de alegrias e realizações. “É uma daquelas habilidades que podem ajudar as pessoas a ver o ‘nós’ – em vez do ‘eu e tu’ – num relacionamento”, frisa Harry Reis, um dos autores do estudo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.