Após 50 anos sem pistas, arqueólogos encontram ruínas de templo solar perdido no Egito

Uma equipa de arqueólogos diz ter descoberto as ruínas de um dos seis templos do sol construídos pelos faraós da Quinta Dinastia. A descoberta, feita em Abu Gorab, perto da cidade do Cairo, está a ser saudada como uma das mais importantes em várias décadas. 

Até agora, escreve o Ancient Origins, já foram encontrados dois dos seis templos solares. Este é o terceiro templo encontrado, sendo que a última descoberta tinha sido feita há mais de 50 anos, como tal está a ser alvo de grande entusiasmo por parte dos investigadores.

Os arqueólogos revelam ter fortes evidências de que as ruínas encontradas pertencem ao terceiro templo solar, construído entre 2400 e 2370 a.C, mas há um detalhe que os está a intrigar: as ruínas foram encontradas debaixo do templo solar Nyuserre, construído por Nyuserre Ini, o sexto governante da Quinta Dinastia durante o período do Antigo Império.

Massimiliano Nuzzolo, professor de egiptologia na Academia de Ciências de Varsóvia, explicou ao Telegraph que a descoberta vem confirmar algumas suspeitas. “Sabíamos que existia algo debaixo do templo de pedra de Nyuserre. O facto de haver uma entrada tão grande apontava para um novo edifício”, frisou.

Os arqueólogos que escavaram o templo de Nyuserre repararam na presença de uma base mais antiga feita de tijolos de barro, indicando a existência de outra construção no local. Assim, descobriram uma base de um pilar de pedra que sugeria que a estrutura original seria impressionante.

No local, foram encontrados potes de cerveja, uma oferenda reservada aos lugares mais sagrados, o que mostra, dizem os especialistas, que as ruínas pertencem àquilo que foi um templo. “Agora tenho muitas provas de que o que estávamos a escavar era um dos templos solares perdidos”, referiu Nuzzolo em declarações ao Mail Online.

Os templos do sol do antigo Egito foram dedicados ao poderoso deus do sol Rá, que também era o deus criador do panteão egípcio. Foram construídos para conferir o estatuto de deus aos faraós que os construíram.

Ao contrário das pirâmides, que eram monumentos fúnebres que asseguravam aos governantes do Antigo Egito a sua presença no além, estes templos solares eram construídos para os governantes em vida.

Os líderes associados à construção de templos solares são Userkaf, Sahure, Neferirkare, Reneferef, Nyuserre e Menkauhor. O oitavo faraó da dinastia, Djedkare Isesi, parece ter interrompido abruptamente a prática.

Até à recente descoberta, apenas os restos de dois desses templos, o encomendado pelo faraó Userkaf em Abusir, e o outro encomendado pelo faraó Nyuserre Ini, da mesma dinastia em Abu Gorab, haviam sido encontrados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.