Inscrições antigas revelam templo de um deus desconhecido (mas ninguém sabe onde é)

Uma tábua de bronze com 2.000 anos do Iémen tem escritos que mencionam um templo perdido dedicado a um deus chamado “Athtar Ḥarmān”, uma divindade que os estudiosos nunca ouviram falar.

Escrito na língua sabáica, num texto conhecido como Sabaean, a inscrição em bronze diz: “Ilīmataʿ e Khabīʾat, os dois servos de Khawliyān ofereceram a Athtar Ḥarmān, o dono de Bana, com uma tábua de bronze, os seus filhos e aqueles que acrescentaria para sua salvação”.

“Esta placa vem de um templo dedicado ao deus Athtar Ḥarmān”, disse Robin, investigador emérito do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica, explicando que “Bana” é um nome usado para um templo. “Este deus e o seu templo eram desconhecidos até agora. Alguns detalhes sugerem que este templo estava nas proximidades de Sanaa“, disse Robin, acrescentando que acredita que a tábua data do primeiro século a.C.

Registos históricos falam de vários reinos que floresceram no Iémen há mais de 2.000 anos, alguns deles envolvidos no comércio de incenso e especiarias.

A tábua de bronze, que foi recentemente colocada em leilão pela Artemis Gallery, uma empresa sediada no Colorado, surge com vários mistérios: quem é este deus e onde está o seu templo perdido? Quem são as pessoas nomeadas na tábua? E como é que a tábua chegou aos Estados Unidos?

O texto fornece algumas pistas, sugerindo que o templo não fica longe de Sanaa. Outra inscrição em língua Saba, descoberta em 1909 em Shibām al-Ghirās, localizado a nordeste de Sanaa, refere-se a um “Bana” localizado em Shibām al-Ghirās.

Além disso, o nome “Khawliyān” é mencionado noutra inscrição, encontrada num local chamado Maḥram Bilqīs, que lista o “nome dos príncipes da comuna Ayfa“. Os estudiosos não estão certos de onde Afya se localizada, mas as pessoas que viviam lá eram “Fayshanita”, um grupo que vivia na área ao redor de Sanaa.

Saque e venda de artefactos no mercado negro

O Iémen está em guerra civil desde 2011 e o Conselho Internacional de Museus levantou preocupações sobre a possibilidade de os artefactos do país estarem a ser saqueados e vendidos no mercado negro. Em janeiro de 2018, o conselho publicou uma “lista vermelha” dos tipos de artefactos culturas que poderiam ser roubados.

O conselho listou escritos antigos em placas de pedra ou metal como um tipo de artefacto a ser observado. Vários estudiosos disseram ao Live Science que estavam preocupados que a tábua de bronze pudesse ter sido saqueada.

Contudo, Bob Dodge, o fundador e diretor executivo da Artemis Gallery, disse que a invstigação da galeria indica que a placa de bronze não foi recentemente saqueada. “Foi adquirida numa casa de leilões da Califórnia em 2015 e veio de uma antiga coleção de Nova Orleães”, disse. “Estamos a tentar rastrear a história anterior, mas fomos informados de que o ex-proprietário está morto e foi colecionador destes itens entre 1970 e 1990”.

“Se encontrarmos alguma evidência de que tenha sido importado recentemente, retiraremos imediatamente o item da venda. Se a descoberta de tal evidência ocorrer após a conclusão da venda, informaremos o novo proprietário e solicitaremos a compra para a devolver”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …