Tempestade tropical “Pablo” deixa Açores sob aviso amarelo até domingo

António Araújo / Lusa

Os Açores estão sob aviso amarelo devido à passagem da tempestade tropical “Pablo”, prevendo-se aguaceiros fortes, trovoadas, agitação marítima e vento, sendo o grupo oriental o mais afetado, adiantou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A tempestade tropical ‘Pablo’ possui pequena dimensão, ou seja, o raio de ação do vento com intensidade de tempestade tropical é de aproximadamente 50 quilómetros à volta do seu centro aquando da sua passagem pelo grupo oriental”, adiantou o comunicado.

“Assim, prevê-se para São Miguel e Santa Maria que o vento do quadrante sul rodando para oeste se torne forte com rajadas na ordem dos 100 km/hora para o fim do dia de sábado, 26 de outubro, e ondas de altura significativa de cinco a sete metros do quadrante sul passando a oeste”, acrescentou o IPMA.

Os meteorologistas Vanda Costa e Carlos Ramalho revelaram que na sexta-feira, às 15:00 (hora local, mais uma em Lisboa), foi “identificado um pequeno núcleo depressionário com características tropicais, embebido numa vasta região depressionária”, que começou a afetar o arquipélago.

Às 21:00 de sexta-feira, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos da América classificou-o como “tempestade tropical ‘Pablo’”, de acordo com a escala de Saffir-Simpson.

A tempestade tropical estava a essa hora a “520 km a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para este-sueste com uma velocidade de 17 km/hora”, e as previsões apontam para que “inflita para nordeste, dirigindo-se para o grupo oriental dos Açores”.

“Apesar da trajetória da tempestade tropical ‘Pablo’ ser em direção ao grupo oriental”, o IPMA alerta que “a vasta região depressionária irá a provocar a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes e acompanhados de trovoadas em todas as ilhas, bem como vento com rajadas até 85 km/h nos grupos ocidental e central”.

Nesse sentido, as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo até às 00:00 de domingo, devido à previsão de “aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoadas”, sendo que no grupo ocidental (Flores e Corvo) o mesmo aviso termina às 12:00 deste sábado.

O grupo oriental estará ainda sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de domingo, devido à possibilidade de agitação marítima e vento forte, enquanto nas Flores e no Corvo o aviso relativo à agitação marítima termina às 06:00 deste sábado.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …