Tempestade que matou quatro pessoas em Espanha está a dirigir-se para Portugal

Depois de causar um rasto de destruição no sul de Espanha, matando quatro pessoas e deixando milhares desalojados, a “gota fria” está agora a dirigir-se para Portugal.

As chuvas torrenciais causadas pela depressão Dana estão a afetar as regiões de Valência, Albacete, Alicante, e Múrcia, no Sul de Espanha. Há pelo menos quatro vítimas mortais e vários desalojados. Agora, a tempestade está a dirigir-se para Portugal, apesar de ter vindo a perder intensidade.

A informação foi confirmada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à TSF. Em declarações prestadas à rádio, a meteorologista Ângela Lourenço diz que “esta depressão nos níveis médios e altos, à qual os espanhóis atribuem a designação ‘gota fria’, irá mover-se um pouco para a região de Portugal“.

Está previsto que a tempestade chegue a Portugal a partir da tarde de sábado e se prolongue até domingo ou segunda-feira. “A tendência será para que, em Portugal continental, a situação de trovoada também ocorra, essencialmente a partir da tarde de amanhã [sábado], bem como precipitação”, acrescentou.

Contudo, a meteorologia diz que não há razões para alarme, já que esta será uma “situação menos severa do que o que tem ocorrido em Espanha“. Ângela Lourenço até prevê que o tempo quente regresse nos próximos dias, nomeadamente a partir de domingo.

Em Espanha, a região mais afetada continua a ser a de Valência, apesar de as chuvas torrenciais terem levado à evacuação de várias zonas do sul do território espanhol. Segundo o Observador, quatro pessoas morreram e 3.500 foram retiradas de casa. Esta é considerada a pior tempestade a atingir o país em mais de 100 anos.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento”… diziam os antigos… E porque diziam isto? Porque de Espanha apenas sopravam “ventos continentais”, isto é, ventos secos que só prejudicavam as terras afastadas do litoral, as terras do interior português…
    Pessoalmente fico intrigada com o seguinte: se o sul de Espanha está em seca severa, como é que, de repente, as nuvens se encheram de chuvas torrenciais  e ainda mandam alguma para Portugal?
    Chuvas vindas do lado de Espanha… humm… mas será que  alguém já ouviu falar nisto antes??
    Enfim… se for chuva que caia de mansinho, então será bem-vinda e sempre conseguirá apagar os malditos incêndios que devoram o nosso país…
    Assinado: Maria da Maia

    • Caríssima Maria. Pensei exatamente o mesmo. Que eu saiba em Portugal a chuva vem geralmente de sul ou oeste. De este acho que nunca tinha visto. Não me lembro mesmo de nenhuma ocasião.

      • É por isso que eu concluo que esta chuva só pode ter origem artificial, isto é, resultou de Manipulação Climática.
        João, na véspera do desastre, ao fim do dia, eu vi numa imagem de satélite uma quantidade anormal de nuvens artificiais, sobre o norte de África. Pensei para comigo: amanhã será noticiado que caíu “pedraço” sobre o norte de África…
        Após cair a noite, a imagem do satélite fica escura e não conseguimos ter acesso ao que acontece. No dia seguinte, ao abrir o computador, já estava o sul e sudeste de Espanha, alagados. Aquilo que eu penso foi que, para além das nuvens também foi preciso fabricar uns ventinhos para empurrarem a chuva para cima de Espanha. Esse “empurrãozinho” é que originou a violência na precipitação.
        Seca severa + incêndios, deve dar prioridade na encomenda de chuva…. penso eu de que… 🙂
        Depois, basta só intitular o fenómeno de “gota fria”, ou de “coisa rara” e todo o mundo acredita, aceita e nem pensa mais nisso….
        Felizmente, há sempre um ou outro que não “engole” tudo… 🙂
        Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …