Tempesta de neve inédita no Japão causou 7 mortos e mais de mil feridos

     

    Uma tempestade de neve, inédita em quase meio século na capital japonesa, causou sete mortos e ferimentos em mais de mil pessoas este fim de semana, de acordo com um balanço provisório da estação de televisão pública NHK.

    Um manto de neve de 27 centímetros cobria Tóquio no sábado, o maior nevão registado nos últimos 45 anos, de acordo com a agência meteorológica.

    De acordo com várias filiais locais da emissora pública NHK, sete pessoas morreram em acidentes devido à neve e pelo menos 1.051 pessoas em todo o país ficaram feridas em quedas ou colisões.

    A tempestade de neve atingiu a capital na véspera da eleição do governador, podendo afectar o curso da votação na cidade de 13 milhões de pessoas, estimaram observadores citados pela AFP.

    As imediações das assembleias de voto foram limpas para facilitar o acesso a mais de dez milhões de eleitores chamados a eleger o governador da capital.

    À medida que a depressão seguiu ao longo da costa norte do Pacífico, a cidade de Sendai acumulou 35 centímetros de neve, o maior registo em 78 anos.

    Foram registados 5.300 acidentes em 35 prefeituras afectadas pela queda de neve, de acordo com a mesma fonte.

    Mais de 20.000 casas ficaram sem energia na manhã de hoje e 300 voos foram cancelados, depois de no sábado terem sido cancelados 740.

    No início do dia de hoje, cerca de 5.000 passageiros permaneciam retidos no Aeroporto Internacional de Tóquio – Narita, devido ao mau estado das estradas que ligam a infra-estrutura à capital, uma distância de cerca de 60 quilómetros.

    O tempo estava relativamente normalizado em Tóquio na manhã de hoje, mas mais queda de neve era aguardada no norte do país.

    /Lusa

    PARTILHAR

    RESPONDER

    Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

    A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

    Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

    O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

    Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

    O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

    Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

    A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

    Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

    O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

    Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

    O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

    Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

    Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

    Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

    A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

    Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

    O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

    Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

    O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …