Tempesta de neve inédita no Japão causou 7 mortos e mais de mil feridos

 

Uma tempestade de neve, inédita em quase meio século na capital japonesa, causou sete mortos e ferimentos em mais de mil pessoas este fim de semana, de acordo com um balanço provisório da estação de televisão pública NHK.

Um manto de neve de 27 centímetros cobria Tóquio no sábado, o maior nevão registado nos últimos 45 anos, de acordo com a agência meteorológica.

De acordo com várias filiais locais da emissora pública NHK, sete pessoas morreram em acidentes devido à neve e pelo menos 1.051 pessoas em todo o país ficaram feridas em quedas ou colisões.

A tempestade de neve atingiu a capital na véspera da eleição do governador, podendo afectar o curso da votação na cidade de 13 milhões de pessoas, estimaram observadores citados pela AFP.

As imediações das assembleias de voto foram limpas para facilitar o acesso a mais de dez milhões de eleitores chamados a eleger o governador da capital.

À medida que a depressão seguiu ao longo da costa norte do Pacífico, a cidade de Sendai acumulou 35 centímetros de neve, o maior registo em 78 anos.

Foram registados 5.300 acidentes em 35 prefeituras afectadas pela queda de neve, de acordo com a mesma fonte.

Mais de 20.000 casas ficaram sem energia na manhã de hoje e 300 voos foram cancelados, depois de no sábado terem sido cancelados 740.

No início do dia de hoje, cerca de 5.000 passageiros permaneciam retidos no Aeroporto Internacional de Tóquio – Narita, devido ao mau estado das estradas que ligam a infra-estrutura à capital, uma distância de cerca de 60 quilómetros.

O tempo estava relativamente normalizado em Tóquio na manhã de hoje, mas mais queda de neve era aguardada no norte do país.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Águas passadas ainda movem moinhos. Rui Rio e Catarina Martins atacam com fantasmas da troika e do PREC

No debate deste domingo, não houve tema em que Rui Rio e Catarina Martins estivessem de acordo. Os líderes do PSD e do BE aproveitaram todos os temas para mostrar as diferenças que separam os …

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Espanha vence Argentina e sagra-se campeã do mundo de basquetebol

A Espanha sagrou-se campeã mundial pela segunda vez na sua história, 13 anos depois, ao bater a Argentina por 95-75, na final da 18.ª edição da prova, em Pequim, na China. A formação comandada por Sergio …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …