Temperaturas na Índia ultrapassam os 50º. Onda de calor já causou 17 mortes

Uma onda de calor que está a afetar toda a Índia tem mantido os termómetros acima dos 50º centígrados. Aliadas à escassez de água, essas altas temperaturas têm causado “pesadas baixas” e levado a mortes por insolação e outras causas relacionadas ao calor.

Segundo avançou na sexta-feira os media indianos, citados pelo Independent esta segunda-feira, 17 pessoas morreram em três semanas. Oficiais do Departamento Meteorológico emitiram um alerta de evento climático extremo, enquanto a “onda de calor severa” continua nas áreas norte e central pelo terceiro dia consecutivo.

No estado de Rajastão, no noroeste do país, os termómetros da cidade de Churu atingiram 50,6 graus centígrados. Os hospitais têm criado enfermarias de emergência com dispositivos de ar-condicionado, refrigeradores e medicação extra.

A água está a ser despejada nas estradas de Churu, conhecida como “a porta de entrada para o deserto de Thar”, de forma a manter a temperatura baixa e impedi-las de derreter.

De acordo com as autoridades, um agricultor de Rajastão morreu de insolação no domingo. No estado de Maharashtra, no centro-oeste, os fazendeiros lutam para encontrar água para os animais e para as plantações sedentas.

“Temos que abastecer os tanques de água das aldeias próximas à medida que as reservas, os lagos e os rios secam”, disse ao Independent Rajesh Chandrakant, um morador de Beed, um dos distritos mais atingidos. “Os agricultores só recebem água para o gado a cada três dias”, informou.

https://twitter.com/weatherindia/status/1135511255270035461

Dos 15 lugares mais quentes do mundo no domingo e na segunda-feira, oito situam-se na Índia e os outros no país vizinho, o Paquistão, noticiou o site meteorológico El Dorado.

O calor intenso pode ser outra manifestação de um evento climático extremo, notaram alguns especialistas da organização indiana de pesquisa Center for Science and Environment. Em todo o mundo, cientistas têm alertado que o aumento das temperaturas globais devido às mudanças climáticas intensificará as ondas de calor.

Novas advertências sobre ondas de calor foram emitidas na segunda-feira para alguns lugares no oeste de Rajastão e no estado central de Madhya Pradesh. Em maio de 2016, Phalodi, no Rajastão, registou a maior temperatura da Índia, de 51º centígrados.

Em Nova Deli, que atingiu a temperatura de 44,6º centígrados, a empresa de entrega de comida Zomato pediu aos clientes, através da sua aplicação, para dar aos funcionários que faziam as entregas um copo de água fria.

Os meteorologistas disseram que a “severa onda de calor” persistirá nos bolsões de Rajastão e East Madhya Pradesh nos próximos três dias, mas muitos outros lugares ainda sofrerão uma onda de calor, incluindo Punjab e Nova Deli.

Os ‘monsoons’ventos sazonais, que ocorrem na região do sul e sudeste da Ásia entre maio e setembro, e levam chuva – devem começar na costa sul esta semana.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.