Temperaturas na Índia ultrapassam os 50º. Onda de calor já causou 17 mortes

Uma onda de calor que está a afetar toda a Índia tem mantido os termómetros acima dos 50º centígrados. Aliadas à escassez de água, essas altas temperaturas têm causado “pesadas baixas” e levado a mortes por insolação e outras causas relacionadas ao calor.

Segundo avançou na sexta-feira os media indianos, citados pelo Independent esta segunda-feira, 17 pessoas morreram em três semanas. Oficiais do Departamento Meteorológico emitiram um alerta de evento climático extremo, enquanto a “onda de calor severa” continua nas áreas norte e central pelo terceiro dia consecutivo.

No estado de Rajastão, no noroeste do país, os termómetros da cidade de Churu atingiram 50,6 graus centígrados. Os hospitais têm criado enfermarias de emergência com dispositivos de ar-condicionado, refrigeradores e medicação extra.

A água está a ser despejada nas estradas de Churu, conhecida como “a porta de entrada para o deserto de Thar”, de forma a manter a temperatura baixa e impedi-las de derreter.

De acordo com as autoridades, um agricultor de Rajastão morreu de insolação no domingo. No estado de Maharashtra, no centro-oeste, os fazendeiros lutam para encontrar água para os animais e para as plantações sedentas.

“Temos que abastecer os tanques de água das aldeias próximas à medida que as reservas, os lagos e os rios secam”, disse ao Independent Rajesh Chandrakant, um morador de Beed, um dos distritos mais atingidos. “Os agricultores só recebem água para o gado a cada três dias”, informou.

https://twitter.com/weatherindia/status/1135511255270035461

Dos 15 lugares mais quentes do mundo no domingo e na segunda-feira, oito situam-se na Índia e os outros no país vizinho, o Paquistão, noticiou o site meteorológico El Dorado.

O calor intenso pode ser outra manifestação de um evento climático extremo, notaram alguns especialistas da organização indiana de pesquisa Center for Science and Environment. Em todo o mundo, cientistas têm alertado que o aumento das temperaturas globais devido às mudanças climáticas intensificará as ondas de calor.

Novas advertências sobre ondas de calor foram emitidas na segunda-feira para alguns lugares no oeste de Rajastão e no estado central de Madhya Pradesh. Em maio de 2016, Phalodi, no Rajastão, registou a maior temperatura da Índia, de 51º centígrados.

Em Nova Deli, que atingiu a temperatura de 44,6º centígrados, a empresa de entrega de comida Zomato pediu aos clientes, através da sua aplicação, para dar aos funcionários que faziam as entregas um copo de água fria.

Os meteorologistas disseram que a “severa onda de calor” persistirá nos bolsões de Rajastão e East Madhya Pradesh nos próximos três dias, mas muitos outros lugares ainda sofrerão uma onda de calor, incluindo Punjab e Nova Deli.

Os ‘monsoons’ventos sazonais, que ocorrem na região do sul e sudeste da Ásia entre maio e setembro, e levam chuva – devem começar na costa sul esta semana.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …