Temperaturas na Índia ultrapassam os 50º. Onda de calor já causou 17 mortes

Uma onda de calor que está a afetar toda a Índia tem mantido os termómetros acima dos 50º centígrados. Aliadas à escassez de água, essas altas temperaturas têm causado “pesadas baixas” e levado a mortes por insolação e outras causas relacionadas ao calor.

Segundo avançou na sexta-feira os media indianos, citados pelo Independent esta segunda-feira, 17 pessoas morreram em três semanas. Oficiais do Departamento Meteorológico emitiram um alerta de evento climático extremo, enquanto a “onda de calor severa” continua nas áreas norte e central pelo terceiro dia consecutivo.

No estado de Rajastão, no noroeste do país, os termómetros da cidade de Churu atingiram 50,6 graus centígrados. Os hospitais têm criado enfermarias de emergência com dispositivos de ar-condicionado, refrigeradores e medicação extra.

A água está a ser despejada nas estradas de Churu, conhecida como “a porta de entrada para o deserto de Thar”, de forma a manter a temperatura baixa e impedi-las de derreter.

De acordo com as autoridades, um agricultor de Rajastão morreu de insolação no domingo. No estado de Maharashtra, no centro-oeste, os fazendeiros lutam para encontrar água para os animais e para as plantações sedentas.

“Temos que abastecer os tanques de água das aldeias próximas à medida que as reservas, os lagos e os rios secam”, disse ao Independent Rajesh Chandrakant, um morador de Beed, um dos distritos mais atingidos. “Os agricultores só recebem água para o gado a cada três dias”, informou.

https://twitter.com/weatherindia/status/1135511255270035461

Dos 15 lugares mais quentes do mundo no domingo e na segunda-feira, oito situam-se na Índia e os outros no país vizinho, o Paquistão, noticiou o site meteorológico El Dorado.

O calor intenso pode ser outra manifestação de um evento climático extremo, notaram alguns especialistas da organização indiana de pesquisa Center for Science and Environment. Em todo o mundo, cientistas têm alertado que o aumento das temperaturas globais devido às mudanças climáticas intensificará as ondas de calor.

Novas advertências sobre ondas de calor foram emitidas na segunda-feira para alguns lugares no oeste de Rajastão e no estado central de Madhya Pradesh. Em maio de 2016, Phalodi, no Rajastão, registou a maior temperatura da Índia, de 51º centígrados.

Em Nova Deli, que atingiu a temperatura de 44,6º centígrados, a empresa de entrega de comida Zomato pediu aos clientes, através da sua aplicação, para dar aos funcionários que faziam as entregas um copo de água fria.

Os meteorologistas disseram que a “severa onda de calor” persistirá nos bolsões de Rajastão e East Madhya Pradesh nos próximos três dias, mas muitos outros lugares ainda sofrerão uma onda de calor, incluindo Punjab e Nova Deli.

Os ‘monsoons’ventos sazonais, que ocorrem na região do sul e sudeste da Ásia entre maio e setembro, e levam chuva – devem começar na costa sul esta semana.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …