Telescópio espacial Spitzer entra na fase “beyond”

O telescópio espacial Spitzer está no espaço há mais de 13 anos, e a NASA continua empenhada em mantê-lo operacional durante mais alguns anos – durante tanto tempo quanto for possível.

Lembra-se do telemóvel que usava em 2003? Imagine o que seria utilizá-lo hoje em dia.

É precisamente isso que se passa com o Spitzer, que, ao contrário do que acontece com o Hubble, está numa trajectória que o deixa cada vez mais afastado da Terra, aumentando progressivamente as dificuldades da velha ferramenta.

O Spitzer foi lançado com refrigeração para manter os seus sensores no nível máximo de eficiência.

Esse objectivo foi amplamente superado, com o telescópio a funcionar neste modo até Maio de 2009 – o objectivo inicial era que resistisse apenas até 2006.

Depois, entrou na fase “quente”, em que a refrigeração tem que se feita de forma passiva, o que inutilizou vários instrumentos, mas continua a permitir a recolha de imagens úteis, e que se manteve até ao momento.

Agora, explica a NASA, o telescópio entrou na fase “beyond”, em que as exigências serão ainda maiores.

(dr) NASA

-

A Aventura do Spitzer, o irmãozinho aventureiro do Hubble

Devido ao seu afastamento, para o Spitzer comunicar com a Terra terá que ficar mais inclinado em relação ao Sol, recebendo menos energia nos seus painéis solares, e ao mesmo tempo expondo partes mais sensíveis à radiação solar.

É uma fase de alto risco, que obrigou os responsáveis da missão a desligar parâmetros de segurança que existiam para evitar precisamente aquilo que agora é necessário que faça.

Mas há que ter em conta que poucos esperariam que, 13 anos depois de ter sido lançado, o Spitzer continuasse a funcionar …

Resta saber quantos mais anos este resistente telescópio espacial irá durar, e esperar que resista pelo menos até ao lançamento do novo Telescópio Espacial James Webb, planeado para final de 2018.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …

X-59: A nova aeronave supersónica experimental da NASA entrou em produção

A Lockheed Martin iniciou a produção do avião supersónico experimental X-59, um contrato, encomendado pela NASA, no valor estimado de cerca de 230 milhões de euros. O X-59 surgiu como a solução da empresa norte-americana para …

Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

A Ciência determinou o pior ano da história da Humanidade

A Ciência determinou: 536 d.C foi o pior ano para a Humanidade. Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Se alguém …