Telescópio espacial Spitzer entra na fase “beyond”

O telescópio espacial Spitzer está no espaço há mais de 13 anos, e a NASA continua empenhada em mantê-lo operacional durante mais alguns anos – durante tanto tempo quanto for possível.

Lembra-se do telemóvel que usava em 2003? Imagine o que seria utilizá-lo hoje em dia.

É precisamente isso que se passa com o Spitzer, que, ao contrário do que acontece com o Hubble, está numa trajectória que o deixa cada vez mais afastado da Terra, aumentando progressivamente as dificuldades da velha ferramenta.

O Spitzer foi lançado com refrigeração para manter os seus sensores no nível máximo de eficiência.

Esse objectivo foi amplamente superado, com o telescópio a funcionar neste modo até Maio de 2009 – o objectivo inicial era que resistisse apenas até 2006.

Depois, entrou na fase “quente”, em que a refrigeração tem que se feita de forma passiva, o que inutilizou vários instrumentos, mas continua a permitir a recolha de imagens úteis, e que se manteve até ao momento.

Agora, explica a NASA, o telescópio entrou na fase “beyond”, em que as exigências serão ainda maiores.

(dr) NASA

-

A Aventura do Spitzer, o irmãozinho aventureiro do Hubble

Devido ao seu afastamento, para o Spitzer comunicar com a Terra terá que ficar mais inclinado em relação ao Sol, recebendo menos energia nos seus painéis solares, e ao mesmo tempo expondo partes mais sensíveis à radiação solar.

É uma fase de alto risco, que obrigou os responsáveis da missão a desligar parâmetros de segurança que existiam para evitar precisamente aquilo que agora é necessário que faça.

Mas há que ter em conta que poucos esperariam que, 13 anos depois de ter sido lançado, o Spitzer continuasse a funcionar …

Resta saber quantos mais anos este resistente telescópio espacial irá durar, e esperar que resista pelo menos até ao lançamento do novo Telescópio Espacial James Webb, planeado para final de 2018.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …