Telescópio espacial Hubble avariou

NASA

Telescópio espacial da NASA Hubble, lançado em 1990

O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, sofreu uma avaria inesperada e começou a apontar para direções erradas comprometendo as observações do cosmos.

Há 28 anos a habitar o espaço, a NASA já esperava que o telescópio Hubble reportasse algum tipo de avaria durante este ano mas, mesmo atenta à situação, foi surpreendida com uma repentina avaria.

Segundo a NASA, as observações com o Hubble estão suspensas devido ao problema detetado e o telescópio encontra-se a funcionar em modo de segurança, com os sistemas eletrónicos não essenciais desligados.

O Hubble, que já revelou milhares de galáxias, começou a apontar para direções erradas, impossibilitando os cientistas de prosseguir com as observações do espaço.

Entretanto, a chefe de missão do telescópio Hubble, Rachel Osten, confirmou através do Twitter rumores que sugeriam que outro giroscópio tinha falhado.

Apesar da avaria, o telescópio Hubble apenas necessita de três dos seis giroscópios para funcionar sem problemas.

Este tipo de avarias é comum no telescópio, que em 2009 sofreu o mesmo problema, levando à criação de uma missão de manutenção na qual os astronautas da NASA substituíram três dos seis giroscópios.

Ao The Guardian, Kenneth Sembach, diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial que opera o telescópio, disse que “o facto de termos alguns problemas de giroscópios, é uma longa tradição com o observatório“.

“O Hubble é uma das maiores missões científicas da história e atuou brilhantemente durante 28 anos. Parte do motivo são os cientistas e engenheiros do Hubble que são peritos em maximizar o tempo de vida da instalação”, disse à Gizmodo Grant Tremblay, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

A cerca de 540 quilómetros da Terra, o telescópio Hubble necessita dos giroscópios para se manter na direção correta durante o estudo do cosmos.

O diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial diz ainda que o Hubble “tem muitos anos de boa ciência pela frente”. Apesar da confiança do diretor no Hubble, está programado para 2021 o lançamento do telescópio James Webb – sucessor do Hubble.

Mas mesmo com um sucessor a caminho, o plano é garantir que o Hubble se mantenha operacional, pelo menos, até 2025.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Devedores da banca. Sigilo e fim da legislatura impedem ação dos deputados

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …

Costa promete baixar impostos à classe média (e prefere que Centeno não vá para o FMI)

Mais deduções e mais escalões de IRS para baixar os impostos para as famílias com os filhos e a classe média. Eis o que António Costa promete na antecâmara das eleições legislativas, numa entrevista onde …

Contadores de luz inteligentes acabam com leitura por estimativa

A EDP quer generalizar a instalação de contadores de eletricidade inteligentes. Esta tecnologia vai pôr fim à leitura por estimativa, que era razão de queixa de vários clientes. Os contadores inteligentes vão permitir pôr um fim …

Contas do Metro de Lisboa podem ter “buraco” de três mil milhões, alerta auditoria

As contas do Metropolitano de Lisboa (ML) referentes a 2018, enviadas esta quinta-feira pela empresa pública à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), podem evidenciar um eventual "buraco" de quase três mil milhões de …

Rackete fica em liberdade e apela em tribunal para a ação da UE

A capitã do navio humanitário Sea Watch 3 Carola Rackete, suspeita em Itália de ajuda à imigração ilegal, regressou esta quinta-feira a um tribunal na Sicília para ser ouvida pela justiça italiana. Carola Rackete, a capitã …

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge Atenas. Há partes da cidade sem eletricidade

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …