/

Telescópio espacial Hubble avariou

NASA

Telescópio espacial da NASA Hubble, lançado em 1990

O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, sofreu uma avaria inesperada e começou a apontar para direções erradas comprometendo as observações do cosmos.

Há 28 anos a habitar o espaço, a NASA já esperava que o telescópio Hubble reportasse algum tipo de avaria durante este ano mas, mesmo atenta à situação, foi surpreendida com uma repentina avaria.

Segundo a NASA, as observações com o Hubble estão suspensas devido ao problema detetado e o telescópio encontra-se a funcionar em modo de segurança, com os sistemas eletrónicos não essenciais desligados.

O Hubble, que já revelou milhares de galáxias, começou a apontar para direções erradas, impossibilitando os cientistas de prosseguir com as observações do espaço.

Entretanto, a chefe de missão do telescópio Hubble, Rachel Osten, confirmou através do Twitter rumores que sugeriam que outro giroscópio tinha falhado.

Apesar da avaria, o telescópio Hubble apenas necessita de três dos seis giroscópios para funcionar sem problemas.

Este tipo de avarias é comum no telescópio, que em 2009 sofreu o mesmo problema, levando à criação de uma missão de manutenção na qual os astronautas da NASA substituíram três dos seis giroscópios.

Ao The Guardian, Kenneth Sembach, diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial que opera o telescópio, disse que “o facto de termos alguns problemas de giroscópios, é uma longa tradição com o observatório“.

“O Hubble é uma das maiores missões científicas da história e atuou brilhantemente durante 28 anos. Parte do motivo são os cientistas e engenheiros do Hubble que são peritos em maximizar o tempo de vida da instalação”, disse à Gizmodo Grant Tremblay, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

A cerca de 540 quilómetros da Terra, o telescópio Hubble necessita dos giroscópios para se manter na direção correta durante o estudo do cosmos.

O diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial diz ainda que o Hubble “tem muitos anos de boa ciência pela frente”. Apesar da confiança do diretor no Hubble, está programado para 2021 o lançamento do telescópio James Webb – sucessor do Hubble.

Mas mesmo com um sucessor a caminho, o plano é garantir que o Hubble se mantenha operacional, pelo menos, até 2025.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.