Telescópio espacial Hubble avariou

NASA

Telescópio espacial da NASA Hubble, lançado em 1990

O telescópio espacial Hubble, lançado em 1990, sofreu uma avaria inesperada e começou a apontar para direções erradas comprometendo as observações do cosmos.

Há 28 anos a habitar o espaço, a NASA já esperava que o telescópio Hubble reportasse algum tipo de avaria durante este ano mas, mesmo atenta à situação, foi surpreendida com uma repentina avaria.

Segundo a NASA, as observações com o Hubble estão suspensas devido ao problema detetado e o telescópio encontra-se a funcionar em modo de segurança, com os sistemas eletrónicos não essenciais desligados.

O Hubble, que já revelou milhares de galáxias, começou a apontar para direções erradas, impossibilitando os cientistas de prosseguir com as observações do espaço.

Entretanto, a chefe de missão do telescópio Hubble, Rachel Osten, confirmou através do Twitter rumores que sugeriam que outro giroscópio tinha falhado.

Apesar da avaria, o telescópio Hubble apenas necessita de três dos seis giroscópios para funcionar sem problemas.

Este tipo de avarias é comum no telescópio, que em 2009 sofreu o mesmo problema, levando à criação de uma missão de manutenção na qual os astronautas da NASA substituíram três dos seis giroscópios.

Ao The Guardian, Kenneth Sembach, diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial que opera o telescópio, disse que “o facto de termos alguns problemas de giroscópios, é uma longa tradição com o observatório“.

“O Hubble é uma das maiores missões científicas da história e atuou brilhantemente durante 28 anos. Parte do motivo são os cientistas e engenheiros do Hubble que são peritos em maximizar o tempo de vida da instalação”, disse à Gizmodo Grant Tremblay, astrofísico do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

A cerca de 540 quilómetros da Terra, o telescópio Hubble necessita dos giroscópios para se manter na direção correta durante o estudo do cosmos.

O diretor do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial diz ainda que o Hubble “tem muitos anos de boa ciência pela frente”. Apesar da confiança do diretor no Hubble, está programado para 2021 o lançamento do telescópio James Webb – sucessor do Hubble.

Mas mesmo com um sucessor a caminho, o plano é garantir que o Hubble se mantenha operacional, pelo menos, até 2025.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …