Rússia inaugura telescópio de neutrinos dentro do Baikal, um dos lagos mais profundos do mundo

(dr) Baikal GVD

Telescópio de neutrinos subaquático

No sábado, dia 13 de março, os cientistas submergiram um dos maiores telescópios subaquáticos de neutrinos do mundo no lago Baikal, na Rússia.

Segundo o Interesting Engineering, o Baikal-GVD (Gigaton Volume Detector) vai procurar neutrinos – algumas das mais pequenas e mais abundantes partículas atualmente conhecidas – nas águas cristalinas do lago Baikal, na Rússia.

Aquele que é o maior telescópio de neutrinos subaquático profundo do hemisfério norte vai competir com o Ice Cube, localizado na Antártida.

O lançamento do telescópio contou com a presença do ministro russo da Ciência e do Ensino Superior, Valery Falkov, que sublinhou que a pesquisa de neutrinos no lago Baikal é um dos eventos centrais do Ano da Ciência e Tecnologia na Rússia. O propósito de observar neutrinos é entender melhor como surgiu o Universo e coomo evoluiu ao longo do tempo.

Durante a cerimónia, foi assinado um memorando entre o ministério e a organização intergovernamental internacional Joint Institute for Nuclear Research, que inclui 18 países.

O telescópio foi instalado entre 750 e 1.300 metros de profundidade, a cerca de quatro quilómetros da margem do Baikal.

Os neutrinos são muito difíceis de detetar e a água é um meio muito eficaz. O facto de o lago ser profundo e coberto por gelo espesso durante mais de dois meses a cada ano é útil para que o Baikal-GVD consiga observar melhor os neutrinos.

O observatório flutuante consiste em cordas com vidro esférico e módulos de aço inoxidável anexados. Os cientistas esperam que este instrumento ajude a registar neutrinos astrofísicos e a direção da sua chegada com precisão recorde.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. coitados dos seres que vivem nesse lago que teem de levar com mais estas experiencias humanas…
    Sao necessarias, sim. Mas, temos de aprender a respeitar e defender os espacos de muitos seres vivos… porque amanha ja e tarde….
    Se voce nao quer ser escravo entao nao escravice os outros….e nao e nada de racismo e so uma espressao de simples julgameno.

RESPONDER

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …