//

Rússia inaugura telescópio de neutrinos dentro do Baikal, um dos lagos mais profundos do mundo

1

(dr) Baikal GVD

Telescópio de neutrinos subaquático

No sábado, dia 13 de março, os cientistas submergiram um dos maiores telescópios subaquáticos de neutrinos do mundo no lago Baikal, na Rússia.

Segundo o Interesting Engineering, o Baikal-GVD (Gigaton Volume Detector) vai procurar neutrinos – algumas das mais pequenas e mais abundantes partículas atualmente conhecidas – nas águas cristalinas do lago Baikal, na Rússia.

Aquele que é o maior telescópio de neutrinos subaquático profundo do hemisfério norte vai competir com o Ice Cube, localizado na Antártida.

O lançamento do telescópio contou com a presença do ministro russo da Ciência e do Ensino Superior, Valery Falkov, que sublinhou que a pesquisa de neutrinos no lago Baikal é um dos eventos centrais do Ano da Ciência e Tecnologia na Rússia. O propósito de observar neutrinos é entender melhor como surgiu o Universo e coomo evoluiu ao longo do tempo.

Durante a cerimónia, foi assinado um memorando entre o ministério e a organização intergovernamental internacional Joint Institute for Nuclear Research, que inclui 18 países.

O telescópio foi instalado entre 750 e 1.300 metros de profundidade, a cerca de quatro quilómetros da margem do Baikal.

Os neutrinos são muito difíceis de detetar e a água é um meio muito eficaz. O facto de o lago ser profundo e coberto por gelo espesso durante mais de dois meses a cada ano é útil para que o Baikal-GVD consiga observar melhor os neutrinos.

O observatório flutuante consiste em cordas com vidro esférico e módulos de aço inoxidável anexados. Os cientistas esperam que este instrumento ajude a registar neutrinos astrofísicos e a direção da sua chegada com precisão recorde.

  Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

  1. coitados dos seres que vivem nesse lago que teem de levar com mais estas experiencias humanas…
    Sao necessarias, sim. Mas, temos de aprender a respeitar e defender os espacos de muitos seres vivos… porque amanha ja e tarde….
    Se voce nao quer ser escravo entao nao escravice os outros….e nao e nada de racismo e so uma espressao de simples julgameno.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.