Telemóveis e droga introduzidos nas cadeias através de ratos mortos

Na prisão de de Guys Marsh, em Dorset (Reino Unido), foram encontrados ratos mortos com a barriga cosida, que, uma vez abertos, continham droga, telemóveis, cartões SIM e carregadores no seu interior.

De acordo com o Expresso, essa descoberta foi feita numa zona da prisão que já era conhecida pela indisciplina. Ao que parece, outros criminosos terão atirado os animais por cima do muro.

Este não é o primeiro estratagema para tentar introduzir nas cadeias drogas e telemóveis. Já se tentou com recurso a drones, a bolas de ténis e a cavidades corporais diversas. Outras tentativas foram feitas com bolos, roupas, subornos e ameaças, indica o semanário.

“Isto mostra até onde podem ir os criminosos para introduzir drogas dentro da prisão e sublinha quão importante é o nosso trabalho para melhorar a segurança”, afirmou o ministro das prisões. “Drogas e telemóveis por trás das grades põem em risco prisioneiros, funcionários prisionais e o público”.

Segundo o Expresso, a questão passa por saber se o fenómeno não se tornou demasiado prevalente para ser evitado. Em Portugal, no que respeita aos telemóveis, pelo menos a julgar por notícias recentes, não haverá revista a um estabelecimento prisional que não descubra uma boa quantidade deles.

Tratando-se de um problema que atinge muitos países, já existem variadas soluções técnicas, incluindo detetores magnéticos, manipulações das redes para bloquear o sinal e cães-polícia capazes de detetar um odor característico dos telemóveis.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …