Serviço de telefone fixo da NOS tem 2 clientes e custa 9,6 milhões de euros

O serviço de telefone fixo da empresa de telecomunicações NOS conta apenas com dois clientes e será descontinuado em junho. O serviço tem um custo de 9,6 milhões de euros.

Devido ao crescente desuso do telefone fixo, a NOS vai descontinuar o seu serviço já no próximo mês de junho. A empresa de telecomunicações apenas tem dois clientes ativos neste serviço, apesar de apresentar custos de 9,6 milhões de euros.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), os dois clientes são de Lisboa e Faro, e apesar de os seus contratos preverem a prestação deste serviço, a NOS vai deixar de garanti-la.

A alargada panóplia de tarifários oferecidos pelas várias redes móveis tem levado o uso de telefone fixo praticamente à extinção. A recomendação de terminar com este serviço, de acordo com a pplware, partiu da Anacom. O Governo aceitou a sugestão e um despacho do secretário de Estado das Comunicações decretou o fim do serviço universal fixo.

A Anacom relembra que “existem ofertas disponíveis no mercado mais competitivas do que a oferta de serviço universal” e, como tal, a sua continuidade se tornou questionável. Ainda assim, se o entender, a NOS poderá continuar a assegurar o serviço aos seus clientes neste ou noutro molde.

Os custos que a manutenção do serviço representa foram decisivos na recomendação da Anacom, que relembra que “o serviço universal na componente do serviço fixo apresenta um custo de 9,6 milhões de euros em cinco anos para servir apenas dois clientes“.

A decisão de o Governo terminar o contrato com a NOS para a prestação do serviço de telefone fixo foi tomada a 4 de abril deste ano. Assim sendo, a partir deste sábado, os telefones NOS serão descontinuados. O Governo também não pretende abrir concurso a mais nenhuma empresa.

  ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ai é assim ?
    Se a NOS fizer a seguir é a MEO e quem tiver telefone fixo, que há muita gente que o tem, vai ficar a ver navios.
    Quando um dia um explosão solar der cabo dos electrónicos todos ainda vamos todos a mandar SMS por pombos correio ou sinais de fumo.
    As novas tecnologias são boas é para avariar !! Mas pronto !!

  2. A notícia está muito mal redigida e não explica nada!
    Portanto, convém esclarecer que os 9,6 milhões de euros é o valor que o Estado paga à NOS para esta garantir o “serviço universal fixo” durante 5 anos!
    Tendo apenas 2 clientes e, como a NOS nunca investiu nada no serviço, este contrato não faz qualquer sentido e só serve para a NOS suga dinheiro ao contribuinte!!
    A Anacom já tinha tentado acabar com o contrato mas a NOS não aceitou, mas acaba agora em 1 de Junho de 2019 e felizmente não vai continuar!…
    O “serviço universal de cabines telefónicas públicas” em que o Estado paga quase 2 milhões de euros por ano à MEO também acaba agora e a Anacom quer baixar esses valor para 50 mil euros/ano.

  3. Nos tempos que correm não estou de facto a ver qual a utilidade de se manter o telefone fixo até porque num país de incendiários é o que se vê e sabe sobre linhas telefónicas queimadas que ficarão caríssimas a sua reposição, por outro lado temos os ladrões de cobre que têm feito a vida cara às empresas e aos utilizadores.

    • Mais um que está todo baralhado!…
      O telefone fixo e as linhas telefónicas vão continuar a existir – o que vai acabar é o “serviço universal”, onde o Estado paga a um operador para este garantir esse serviço.
      Assim, continuará a haver linhas e telefone fixo onde e enquanto os operados acharem que é rentável – sem qualquer subsidio do Estado!

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …