Cientistas criam tecnologia para evitar que um asteróide colida com a Terra

JPL-Caltech / NASA

Uma equipa de cientistas está a construir uma tecnologia para ajudar a evitar o cenário catastrófico em que um asteróide penetra a superfície da Terra e coloca em risco a Humanidade.

A tecnologia, que está a ser construída por uma equipa da Universidade Técnica de Riga, na Letónia, poderá um dia impedir que os asteróides colidam com o nosso planeta. Segundo o Interesting Engineering, os temporizadores de alta precisão, que já estão a rastrear satélites, são feitos à mão no laboratório da startup Eventec.

Este ano, a empresa assinou um contrato com a Agência Espacial Europeia (ESA) para desenvolver cronómetros capazes de estudar a possibilidade de redirecionar um asteróide antes que se aproxime demasiado da Terra.

A ESA irá, assim, colaborar na operação DART (Double Asteroid Redirection Test), também chamada AIDA (Asteroid Impact and Deflection Assessment), da NASA.

A agência espacial norte-americana vai enviar, no dia 22 de julho de 2021, uma missão lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, com destino ao asteróide duplo Didymos, com o objetivo de atingir o mais pequeno, de 150 metros de diâmetro, de forma a desviá-lo do seu curso atual.

Os cronómetros da Eventech estão a ser desenvolvidos para a missão de acompanhamento HERA, programada para um lançamento cinco anos após a missão de colisão cósmica da NASA. O objetivo é determinar se o impacto desviou o asteróide da sua trajetória.

A tecnologia faz parte da tradição espacial desta nação báltica – uma ex-república da URSS que liderou o início da corrida espacial -, que remonta aos tempos em que o satélite Sputnik foi lançado em 1957.

Os dispositivos da Eventech medem o tempo necessário para que um pulso de luz alcance um objeto e retorne. O instrumento consegue registar medidas de tempo de um picossegundo, o que permite que sejam convertidas em medidas de distância com uma precisão que não excede os dois milímetros.

Pavels Razmajes, diretor de operações da Eventech, informou à AFP que o laboratório produz cerca de um dúzia destes cronómetros por ano. Os instrumentos são depois vendidos a observatórios de todo o mundo.

Apesar de serem usados a partir da Terra, a empresa está a trabalhar num dispositivo de medição para missões no Espaço profundo, que permitirá que diferentes objetos interplanetários sejam seguidos de uma sonda espacial em movimento.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público investiga perdão de 229 mil euros a hospital privado de Bragança

O Ministério Público desencadeou uma ação crime para investigar a legalidade do perdão de 229 mil euros de taxas municipais ao hospital privado que está a ser construído em Bragança envolto em polémica desde o …

Virologista belga na mira de um militar de extrema-direita

Vários cientistas sofreram ataques e ameaças durante a pandemia de covid-19. Mas o caso de Marc Van Ranst é mais sério do que a maioria. Marc Van Ranst tornou-se um rosto muito familiar na Bélgica durante …

Navalny foi transferido para o seu habitual local de detenção

O principal opositor russo, Alexei Navalny, foi transferido para o seu habitual local de detenção desde o hospital penitenciário onde estava sob observação após uma greve de fome, indicaram hoje os seus colaboradores e as …

Novo presidente do Supremo Tribunal critica justiça burocrática e garantística

O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Henrique Araújo, destacou hoje o "forte pendor burocrático e garantístico, com impacto direto nos níveis de eficiência e nos tempos de decisão" da justiça. No seu discurso …

Professores do ensino superior exigem regresso das aulas presenciais em setembro

Os professores das universidades e politécnicos exigem o regresso do ensino presencial em todas as atividades letivas no próximo ano académico, que começa entre setembro e outubro. O “regresso à normalidade” é defendido pelo Sindicato Nacional …

DGS avalia se grávidas devem ser prioritárias na vacinação

Especialistas consideram que as grávidas devem ser vacinadas contra a covid-19, podendo até passar a ter prioridade. A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a estudar o assunto. Questionada pelo semanário Expresso, a Direção-Geral da Saúde avançou …

Presidenciais no Peru. Projeção aponta para empate técnico entre Castillo e Fujimori

Uma projeção do instituto Ipsos Peru aponta para um empate técnico entre os dois candidatos à Presidência do país, com uma diferença de 0,4 pontos percentuais entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori, a filha do …

Portugal registou mais duas mortes e 388 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal conta com um total de 853.034 casos confirmados de covid-19, mais 388 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado, esta segunda-feira, 7 de junho. Nas últimas 24 horas …

Polícia alemã investiga pista de vidente que diz que Maddie está enterrada no Algarve

A polícia alemã estará a levar em consideração a pista de um vidente de 50 anos que alega que Madeleine McCann está enterrada no Algarve. O homem terá dado as coordenadas exactas desse local e …

LMM. Crítica de Ana Catarina Mendes a Pedro Nuno Santos "não é correta nem inteligente"

O comentador político Luís Marques Mendes considerou "surreal" a polémica entre Ana Catarina Mendes, e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, considerando que a decisão da líder parlamentar do PS de criticar o governante …