Tecnologia com IA permite que computador “prove” vinhos

(DR) Tastry

Uma startup da Califórnia ensinou um computador a “provar” vinho e está a usar a tecnologia para ajudar os vinicultores a melhorar os seus produtos e atrair novos clientes.

Katerina Axelsson, fundadora da empresa, revela que a Tastry usa Inteligência Artificial para analisar “dezenas de milhares de vinhos por ano”, gerando uma grande quantidade de dados para ajudar os vinicultores e comerciantes a direcionar os seus produtos de forma mais eficaz.

A ideia de Axelsson surgiu quando, enquanto estudante de química, esteve a trabalhar numa região vinícola, onde detetou “idiossincrasias” na avaliação do vinho.

A jovem começou a analisar amostras de vinho, identificando milhares de compostos. Através do uso da Inteligência Artificial, Axelsson pôde ver de que forma os compostos interagiam uns com os outros, criando o perfil de sabor do vinho.

Assim, pegou nesse perfil e usou a aprendizagem da máquina para comparar o seu sabor, aroma, textura e cor com outros vinhos no banco de dados.

O método permitiu que Axelsson desenvolvesse uma aplicação – a BottleBird – que faz a recomendação de vinhos e que foi lançada em 2019.

Através de um questionário, os consumidores podem inserir as suas preferências de sabor, e o software irá recomendar o vinho mais adequado.

Atualmente, a Tastry trabalhar diretamente com vinicultores nos Estados Unidos. As marcas pagam para que a sua garrafa seja analisada “e em troca têm acesso ao que chamamos de painel de insights, onde podem identificar como o seu vinho é recebido no mercado de oportunidade”, explica Axelsson.

Contudo, tal como diz a CNN, a inovação está a mergulhar num mundo que ainda é mundo ligado à tradição, por isso existem alguns crítico a esta abordagem algorítmica.

“É como ter um computador a analisar uma obra de arte”, diz Ronan Sayburn, diretor de vinhos do 67 Pall Mall, um clube privado em Londres.

Sayburn admite que a tecnologia pode ser útil para amadores, mas “quando se trata de algo que é um assunto muito emotivo, acho que deve haver contacto humano”, reitera.

Por sua vez, Axelsson concorda que o método não substitui um enólogo, mas justifica que este torna torna possível analisar mais vinhos ao longo de um ano do que um ser humano conseguiria.

Ainda este ano, a empresa irá começar a oferecer os seus serviços na Europa.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …