Tecnologia com IA permite que computador “prove” vinhos

(DR) Tastry

Uma startup da Califórnia ensinou um computador a “provar” vinho e está a usar a tecnologia para ajudar os vinicultores a melhorar os seus produtos e atrair novos clientes.

Katerina Axelsson, fundadora da empresa, revela que a Tastry usa Inteligência Artificial para analisar “dezenas de milhares de vinhos por ano”, gerando uma grande quantidade de dados para ajudar os vinicultores e comerciantes a direcionar os seus produtos de forma mais eficaz.

A ideia de Axelsson surgiu quando, enquanto estudante de química, esteve a trabalhar numa região vinícola, onde detetou “idiossincrasias” na avaliação do vinho.

A jovem começou a analisar amostras de vinho, identificando milhares de compostos. Através do uso da Inteligência Artificial, Axelsson pôde ver de que forma os compostos interagiam uns com os outros, criando o perfil de sabor do vinho.

Assim, pegou nesse perfil e usou a aprendizagem da máquina para comparar o seu sabor, aroma, textura e cor com outros vinhos no banco de dados.

O método permitiu que Axelsson desenvolvesse uma aplicação – a BottleBird – que faz a recomendação de vinhos e que foi lançada em 2019.

Através de um questionário, os consumidores podem inserir as suas preferências de sabor, e o software irá recomendar o vinho mais adequado.

Atualmente, a Tastry trabalhar diretamente com vinicultores nos Estados Unidos. As marcas pagam para que a sua garrafa seja analisada “e em troca têm acesso ao que chamamos de painel de insights, onde podem identificar como o seu vinho é recebido no mercado de oportunidade”, explica Axelsson.

Contudo, tal como diz a CNN, a inovação está a mergulhar num mundo que ainda é mundo ligado à tradição, por isso existem alguns crítico a esta abordagem algorítmica.

“É como ter um computador a analisar uma obra de arte”, diz Ronan Sayburn, diretor de vinhos do 67 Pall Mall, um clube privado em Londres.

Sayburn admite que a tecnologia pode ser útil para amadores, mas “quando se trata de algo que é um assunto muito emotivo, acho que deve haver contacto humano”, reitera.

Por sua vez, Axelsson concorda que o método não substitui um enólogo, mas justifica que este torna torna possível analisar mais vinhos ao longo de um ano do que um ser humano conseguiria.

Ainda este ano, a empresa irá começar a oferecer os seus serviços na Europa.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …