FMI critica capacidade dos gestores portugueses

European Council / Flickr

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho com a directora-geral do FMI, Christine Lagarde

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho com a directora-geral do FMI, Christine Lagarde

Os técnicos do FMI alertaram que são necessários bons gestores para aumentar a produtividade dos trabalhadores, recomendando que é preciso “rever a eficácia e a amplitude dos programas para promover as competências de gestão em Portugal”.

Num documento publicado esta terça-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a missão técnica a Portugal que começou no dia 5 de março e que termina hoje afirma que “a produtividade dos trabalhadores, sobretudo dos menos qualificados, depende também das qualificações dos gestores“, defendendo que se deve “rever a eficácia e amplitude dos programas para promover as competências de gestão em Portugal”.

Além disso, o corpo técnico da instituição liderada por Christine Lagarde entende que vai continuar a ser um desafio manter o vínculo dos trabalhadores desempregados de longo prazo com o mercado de trabalho.

Isto porque, tendo em conta que uma parcela crescente dos trabalhadores são assalariados, “aumentar prematuramente o salário mínimo poderia reduzir ainda mais as possibilidades de os trabalhadores pouco qualificados fazerem a transição de inativos ou desempregados para ativos”, justificam os responsáveis.

Na mesma linha que o Fundo tem vindo a defender em relação à remuneração mínima mensal em Portugal, que foi aumentada para os 505 euros após a conclusão do programa de resgate, os técnicos escrevem que, “embora os salários mínimos possam ser úteis para impedir abusos em detrimento dos trabalhadores e proporcionar um limite mínimo para o rendimento, conceder aumentos excessivos pode prejudicar as próprias pessoas que se tenciona amparar”.

Os responsáveis reiteram que “o Governo dispõe de instrumentos de política mais eficientes para combater a pobreza” e que os parceiros sociais têm “uma responsabilidade especial em promover a criação de postos de trabalho ao apoiar políticas que reforcem a competitividade do país”, apelando a “um diálogo social mais inclusivo e transparente”.

O FMI divulgou esta terça-feira as conclusões preliminares da missão técnica no âmbito das consultas regulares ao abrigo do Artigo IV, as quais “não representam necessariamente as opiniões do Conselho de Administração do FMI”. Os técnicos do Fundo vão redigir um relatório que será depois submetido à aprovação do board da instituição, o que deverá ocorrer na primeira semana de maio.

O denominado Artigo IV do FMI prevê que sejam feitas análises às economias dos membros do Fundo, geralmente todos os anos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Leiam com atenção…“embora os salários mínimos possam ser úteis para impedir abusos em detrimento dos trabalhadores e proporcionar um limite mínimo para o rendimento, conceder aumentos excessivos pode prejudicar as próprias pessoas que se tenciona amparar”
    O FMI dirá isto nos outros países europeus onde o salário mínimo é 3 vezes o nosso?
    Tenham vergonha|

RESPONDER

Funcionários de limpeza dos Hospitais já estão a ser vacinados

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados trabalhadores de limpeza dos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais. O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, esta quarta-feira, que começaram a ser vacinados …

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …