Cientistas lutaram (literalmente) para estudar técnicas de combate da Idade do Bronze

As espadas de bronze feitas de cobre e estanho não são armas muito robustas, o que gera alguma incerteza sobre se foram usadas nas batalhas ou apenas para serem exibidas. Agora, um grupo de arqueólogos tentou resolver este debate lutando entre si (literalmente).

De acordo com o site Science Alert, os investigadores utilizaram sete réplicas de espadas, feitas a partir dos métodos tradicionais da Idade do Bronze, com a ajuda de especialistas.

Analisando as marcas deixadas nas armas, e comparando-as com um estudo de 110 espadas antigas dessa época encontradas na Grã-Bretanha e em Itália, a equipa foi capaz de mostrar que os padrões de desgaste realmente combinam com técnicas de combate reais, indicando que essas armas não eram apenas objetos cerimoniais.

Segundo o mesmo site, esta não é a primeira investigação que sugere esta hipótese, mas, para além disso, também lança novas luzes sobre como as marcas de combate foram deixadas nas armas.

Ao observar as diferenças entre o desgaste da espada ao longo dos séculos, os investigadores foram capazes de mapear uma evolução no estilo da luta com espadas — uma espécie de forma inicial de esgrima — na Grã-Bretanha e em Itália do final do segundo ao início do primeiro milénio A.C.

Por exemplo, uma das marcas nas espadas de réplica que correspondiam às originais foi feita por uma técnica conhecida como “versetzen” em Alemão, ou “deslocamento”. Isso só apareceu a partir de 1300 A.C., sugerindo mudanças na maneira como as pessoas entraram em combate.

No total, este estudo, publicado na revista científica Journal of Archaeological Method and Theory, catalogou mais de 2500 marcas diferentes. Porém, uma das suas limitações é o facto de os cientistas saberem muito pouco sobre como se lutava na Idade do Bronze. Para as suas experiências de batalha, os arqueólogos recriaram batalhas medievais (do século V a XV), pois essas são as técnicas mais bem descritas na literatura.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …