Técnica de edição genética CRISPR danifica o ADN

Kristyna Wentz-Graff / OHSU

CRISPR é uma técnica que permite aos cientistas cortar uma porção de código genético e reinserí-la novamente num ponto específico da cadeia de DNA, permitindo o seu estudo em tempo real

Uma equipa de cientistas descobriu que a técnica de edição genética CRISPR/Cas9 é capaz de provocar danos genéticos que podem levar a alterações perigosas em algumas células.

A tecnologia CRISPR/Cas9 foi criada nos Estados Unidos, em 2012. O Cas9 é uma proteína especial relacionada ao sistema imunitário adaptativo CRISPR e, através dela é possível detetar fragmentos estranhos de ADN, removê-los e substitui-los por novos. Ou seja, a tecnologia permite modificar o ADN.

Agora, uma equipa de cientistas britânicos descobriu que esta técnica pode provocar danos genéticos que podem, por sua vez, originar alterações perigosas em algumas células.

Esta descoberta, cujo artigo científico foi publicado esta segunda-feira na Nature Biotechnology, tem implicações sobre a segurança das terapias que estão agora a ser desenvolvidas usando a CRISPR/Cas9.

Esta técnica é encarada como uma das maiores ferramentas de edição genética, isto porque consegue alterar porções de sequências genéticas nas células através do corte em pontos específicos da molécula de ADN e da introdução de alterações nesses mesmos locais.

Aliás, o Público realça que a CRISPR/Cas9 é vista por muitos como uma forma inovadora de desenvolver tratamentos para doenças como a sida, o cancro ou a hemofilia. No entanto, é preciso garantir que esta técnica é segura.

A equipa de Allan Bradley, investigador do Instituto Wellcome Sanger e co-autor do estudo, levou a cabo um estudo sistemático tanto em células de cobaias como em células humanas, e descobriu que a técnica causava mutações genéticas extensas, incluindo grandes rearranjos como deleções ou inserções de pedaços de ADN.

Estas mutações, explica o jornal, podem fazer com que genes importantes sejam ligados ou desligados e ter implicações inesperadas significativas.

Desta forma, os investigadores envolvidos na investigação alertam que algumas alterações genéticas observadas neste estudo se encontravam muito longe do sítio escolhido como alvo para serem intercetadas pelos métodos e testes padronizados.

Estes resultados sublinham a importância de sermos muito cuidadosos no que toca ao uso das técnicas de edição genética.

Ainda assim, “os resultados não são razão para pânico ou perda de crença nos métodos quando estão a ser aplicados por aqueles que sabem o que estão a fazer”, conclui Robin Lovell-Badge, especialista em células estaminais do Instituto Francis Crick, no Reino Unido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …