Técnica de edição genética CRISPR danifica o ADN

Kristyna Wentz-Graff / OHSU

CRISPR é uma técnica que permite aos cientistas cortar uma porção de código genético e reinserí-la novamente num ponto específico da cadeia de DNA, permitindo o seu estudo em tempo real

Uma equipa de cientistas descobriu que a técnica de edição genética CRISPR/Cas9 é capaz de provocar danos genéticos que podem levar a alterações perigosas em algumas células.

A tecnologia CRISPR/Cas9 foi criada nos Estados Unidos, em 2012. O Cas9 é uma proteína especial relacionada ao sistema imunitário adaptativo CRISPR e, através dela é possível detetar fragmentos estranhos de ADN, removê-los e substitui-los por novos. Ou seja, a tecnologia permite modificar o ADN.

Agora, uma equipa de cientistas britânicos descobriu que esta técnica pode provocar danos genéticos que podem, por sua vez, originar alterações perigosas em algumas células.

Esta descoberta, cujo artigo científico foi publicado esta segunda-feira na Nature Biotechnology, tem implicações sobre a segurança das terapias que estão agora a ser desenvolvidas usando a CRISPR/Cas9.

Esta técnica é encarada como uma das maiores ferramentas de edição genética, isto porque consegue alterar porções de sequências genéticas nas células através do corte em pontos específicos da molécula de ADN e da introdução de alterações nesses mesmos locais.

Aliás, o Público realça que a CRISPR/Cas9 é vista por muitos como uma forma inovadora de desenvolver tratamentos para doenças como a sida, o cancro ou a hemofilia. No entanto, é preciso garantir que esta técnica é segura.

A equipa de Allan Bradley, investigador do Instituto Wellcome Sanger e co-autor do estudo, levou a cabo um estudo sistemático tanto em células de cobaias como em células humanas, e descobriu que a técnica causava mutações genéticas extensas, incluindo grandes rearranjos como deleções ou inserções de pedaços de ADN.

Estas mutações, explica o jornal, podem fazer com que genes importantes sejam ligados ou desligados e ter implicações inesperadas significativas.

Desta forma, os investigadores envolvidos na investigação alertam que algumas alterações genéticas observadas neste estudo se encontravam muito longe do sítio escolhido como alvo para serem intercetadas pelos métodos e testes padronizados.

Estes resultados sublinham a importância de sermos muito cuidadosos no que toca ao uso das técnicas de edição genética.

Ainda assim, “os resultados não são razão para pânico ou perda de crença nos métodos quando estão a ser aplicados por aqueles que sabem o que estão a fazer”, conclui Robin Lovell-Badge, especialista em células estaminais do Instituto Francis Crick, no Reino Unido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …