Teatro do imperador romano Nero descoberto debaixo de novo hotel

Carl Theodor von Piloty

Nero e Roma a arder

Uma equipa de arqueólogos descobriu as ruínas do mítico Teatro de Nero, talvez no lugar mais inesperado: o jardim de um futuro Hotel Four Seasons, em Roma, a poucos passos do Vaticano.

O teatro imperial, mencionado em textos romanos antigos mas nunca antes localizado, foi descoberto durante escavações sob o jardim murado do Palazzo della Rovere, noticia a agência Associated Press.

Estas escavações fazem parte de um projeto de renovação do edifício renascentista com frescos.

O Palazzo della Rovere, que ocupa um quarteirão ao longo da grande Via della Conciliazione que conduz à Praça de São Pedro, alberga uma antiga ordem de cavalaria do Vaticano que arrenda o espaço para angariar fundos para os cristãos na Terra Santa.

A cadeia hoteleira que se instalará no espaço transformado é a famosa Four Seasons, com a expetativa de que esteja aberto até ao Jubileu do Vaticano de 2025, atraindo a Roma cerca de 30 milhões de pessoas e peregrinos.

O governador-geral da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Leonardo Visconti di Modrone, confirmou o futuro hotel Four Seasons durante uma conferência de imprensa que revelou a descoberta arqueológica.

Os achados da escavação foram aclamados como “excecionais”. Entre as descobertas notáveis, contam-se taças de vidro colorido do século X e peças de cerâmica de um período relativamente pouco conhecido da história de Roma.

Apenas sete cálices de vidro desta época tinham sido encontrados anteriormente, mas a escavação revelou mais sete neste local.

Para além disso, a descoberta de colunas de mármore e de estuque decorado com folhas de ouro levou os especialistas a concluir que se tratava, de facto, do Teatro de Nero, mencionado nos textos de Plínio, o Velho, um antigo autor e filósofo romano, e localizado junto ao rio Tibre.

As autoridades decidiram transferir as antiguidades encontradas para um museu para serem preservadas. Quanto às ruínas da estrutura do teatro, serão cuidadosamente cobertas de novo, depois de concluídos todos os estudos necessários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.