Teatro italiano reserva lugares para baixinhos

Roberto_Ventre / Flickr

Piccolo Teatro de Milão

Teatro Piccolo de Milão

O célebre Teatro Piccolo de Milão começa a testar nas próximas semanas um novo sistema de reserva de lugares: quem comprar bilhetes receberá um assento de acordo com sua altura. O objetivo é evitar que a visão seja bloqueada por pessoas mais altas.

Com o novo sistema, o espectador terá que informar a sua altura no momento da compra do bilhete, seja online ou na bilheteira do teatro. Com base nessa informação, receberá o assento mais adequado para poder ver o espetáculo sem obstáculos à sua frente.

A intenção do teatro é resolver um problema que existe desde que existem espetáculos: o facto de que a visão do espectador pode ser prejudicada quando alguém mais alto se senta na cadeira da frente, causando algum desconforto na plateia.

O Teatro Piccolo é um dos palcos mais famosos do circuito das artes italiano. Os que aderem à comunidade de associados, que de acordo com o site do teatro são mais de 100 mil espectadores, têm direito a ofertas especiais e ganham pontos com o cartão “Piccolo Card”.

Agora o Piccolo pede aos integrantes desse grupo que completem a sua ficha de inscrição inserindo a sua altura – incluindo topetes e penteados que aumentam a altura. Segundo os planos do teatro, no futuro quem fizer reservas online poderá até ter acesso uma imagem de como o palco é visto do lugar escolhido e saber a altura do espectador sentado à sua frente.

O jornal italiano La Reppublica afirmou que o método é “revolucionário”, mas há quem tenha as suas dúvidas e receie que os espectadores mais altos tenham que se sentar sempre na parte de trás da plateia.

A escritora italiana Isabella Fedrigotto diz em um artigo no jornal Corriere della Sera que duvida um pouco da honestidade de quem faz reservas online: “Será que pessoas altas não vão declarar que são mais baixas só para ocupar lugares mais perto do palco?”

A resposta só se saberá no fim da fase de testes, que deverá durar alguns meses. “Pelo menos quem compra a entrada na bilheteira não poderá mentir”, afirma a escritora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …