Teatro italiano reserva lugares para baixinhos

Roberto_Ventre / Flickr

Piccolo Teatro de Milão

Teatro Piccolo de Milão

O célebre Teatro Piccolo de Milão começa a testar nas próximas semanas um novo sistema de reserva de lugares: quem comprar bilhetes receberá um assento de acordo com sua altura. O objetivo é evitar que a visão seja bloqueada por pessoas mais altas.

Com o novo sistema, o espectador terá que informar a sua altura no momento da compra do bilhete, seja online ou na bilheteira do teatro. Com base nessa informação, receberá o assento mais adequado para poder ver o espetáculo sem obstáculos à sua frente.

A intenção do teatro é resolver um problema que existe desde que existem espetáculos: o facto de que a visão do espectador pode ser prejudicada quando alguém mais alto se senta na cadeira da frente, causando algum desconforto na plateia.

O Teatro Piccolo é um dos palcos mais famosos do circuito das artes italiano. Os que aderem à comunidade de associados, que de acordo com o site do teatro são mais de 100 mil espectadores, têm direito a ofertas especiais e ganham pontos com o cartão “Piccolo Card”.

Agora o Piccolo pede aos integrantes desse grupo que completem a sua ficha de inscrição inserindo a sua altura – incluindo topetes e penteados que aumentam a altura. Segundo os planos do teatro, no futuro quem fizer reservas online poderá até ter acesso uma imagem de como o palco é visto do lugar escolhido e saber a altura do espectador sentado à sua frente.

O jornal italiano La Reppublica afirmou que o método é “revolucionário”, mas há quem tenha as suas dúvidas e receie que os espectadores mais altos tenham que se sentar sempre na parte de trás da plateia.

A escritora italiana Isabella Fedrigotto diz em um artigo no jornal Corriere della Sera que duvida um pouco da honestidade de quem faz reservas online: “Será que pessoas altas não vão declarar que são mais baixas só para ocupar lugares mais perto do palco?”

A resposta só se saberá no fim da fase de testes, que deverá durar alguns meses. “Pelo menos quem compra a entrada na bilheteira não poderá mentir”, afirma a escritora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máximo de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …

Rio não responde a críticas de adversário. "Estou na Croácia, não estou no Montenegro"

O presidente do PSD seguiu a regra de não falar de política interna fora do país e só abriu uma exceção para falar da manifestação dos polícias. Depois do discurso que tinha feito no Congresso do …

Hospitais públicos têm mais de 650 milhões de euros de dívidas em atraso

As dívidas em atraso dos hospitais pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde têm vindo a crescer desde o início do ano. Em setembro, o valor fixava-se nos 650 milhões de euros. Hospitais públicos acumulam 651,6 milhões …

Bolsonaro quer isentar polícias de punições por crimes cometidos em serviço

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança. De …

Dragões de Ouro. O "patinho feio" galardoado e o miúdo blindado a ouro

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação …

Forças Armadas vão passar a pagar rendas às Finanças

As Forças Armadas (FA) vão ter de pagar às Finanças uma renda pelos edifícios que usem e que sejam património do Estado. As FA estavam isentas desta obrigação desde 2012. As Forças Armadas perdem assim a …

Encontrados no Equador bebés enterrados com capacetes feitos de crânios humanos

Durante as escavações realizadas entre 2014 e 2016 em Salango, um sítio ritual na costa central do Equador, os arqueólogos encontraram dois bebés enterrados com capacetes feitos com crânios de outras crianças. Os investigadores descobriram dois …

Um mês depois das legislativas, Chega é o partido que mais cresce (e duplica intenção de voto)

O partido de André Ventura, o Chega, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas. Num mês, o partido duplicou as intenções de voto. De acordo com a sondagem da Aximage “Pós-eleitoral Novembro 2019”, realizada …

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, recusa convite para visitar Coreia do Sul

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un recusou na quinta-feira um convite de Seul para visitar a Coreia do Sul na próxima semana, a convite do chefe de Estado daquele país, Moon Jae-in. O convite …